Geral

Urubu é flagrado em banheiro de universidade de Chapecó

22 de Novembro de 2020

Foto: Unochapecó/Divulgação

Publicidade

Um urubu foi flagrado no vaso sanitário do banheiro da Unochapecó. A situação inusitada viralizou nas redes sociais. O animal da espécie urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus) é bem popular na região.


Explicação


A professora do curso de Ciências Biológicas da Unochapecó, Eliara Solange Müller, vai deixar ele repousar e depois, verá a necessidade de assistência veterinária. Segundo ela, algumas possibilidades são que ele pode ter sido atraído por algum cheiro, estar procurando lugar para reproduzir ou apenas pousou no prédio e se perdeu, não conseguindo mais sair do local.


Importância na sociedade


Conforme Solange, “Os urubus são muito importantes. Eles ajudam no controle ecológico e sanitário dos ambientes, eliminando 95% das carcaças do ambiente. Sem o serviço deles, as carcaças poderiam demorar até quatro vezes mais para se decomporem, o que aumentaria muito os riscos à saúde de todos”.


Resgate


O resgate foi realizado com supervisão técnica e bióloga. A especialista defende que o ideal é devolver o animal para a natureza, porém, primeiro de tudo, analisar a saúde do ser vivo. “Se sim, a primeira opção é a soltura no ambiente imediatamente. Quanto menos contato com o ser humano melhor. Se ele estiver com algum problema de saúde, machucado ou não conseguir voar, é importante encaminhar para algum atendimento. É o que estamos fazendo” explica.


O que fazer se encontrar um urubu em sua residência


Além disso, bióloga trouxe mais uma orientação, “Os urubus não transmitem doenças. Precisamos respeitar a vida deles. Caso apareçam nas casas, aproveite para admirar, conhecer os detalhes e investigue se não há nenhum resíduo/carcaça atraindo eles. Caso não se sinta seguro com o animal, você pode espantar ele sem machucar. Ainda, se tiver dúvidas, busque a orientação de um biólogo”.


Informações: ND Mais

Clique aqui para fazer parte do nosso grupo de notícias. 

Tags: universidade; unochapecó; chapecó; urubu; natureza; bióloga;

Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

2020 © CANAL IDEAL Todos os Direitos Reservados.