Saúde

Estudo da UFSC mostra que vacina tríplice viral diminui 54% dos sintomas de coronavírus

24 de Janeiro de 2021

Foto: Bio-Manguinhos/Fiocruz

Publicidade

Uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolvida no Hospital Universitário da unidade, coordenada pelo médico Edison Natal Fedrizzi, mostrou que o imunizante tríplice viral, utilizado para proteger o organismo contra a caxumba, sarampo e rubéola, que é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 1992, diminui 54% os sintomas do coronavírus. Além disso, é apresentado que ocorreu uma diminuição de 74% em internamentos hospitalares entre as pessoas que foram vacinadas.

Com início em julho de 2020, os cientistas realizaram análises estatísticas com os dados coletados até a segunda semana de janeiro deste ano. A pesquisa recebeu apoio do Bio-Manguinhos, da FioCruz, a Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina), a (SES) Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.

O intuito da pesquisa é determinar a eficácia da diminuição da gravidade da covid-19 em profissionais de saúde que receberam a tríplice viral. A pesquisa possui 430 voluntários, entre homens e mulheres de 18 a 60 anos, que são mensalmente avaliados e examinados para a doença.

O estudo mostra que as pessoas que se vacinaram com o imunizante não se curaram da covid-19, portanto, apenas ficaram com menos sintomas da doença. Contudo, os pesquisadores afirmam que a tríplice viral não substitui as vacinas desenvolvidas especificamente contra o coronavírus. 

Vale ressaltar que estes resultados são preliminares. De acordo com os pesquisadores, “os resultados são bastante animadores pois trata-se de uma vacina não específica para o novo coronavírus que mostrou resultados de eficácia semelhante a algumas vacinas específicas divulgadas recentemente”.


Informações: UFSC

Clique aqui para fazer parte do nosso grupo de noticias.

Siga-nos no nosso Instagram!

Tags: ufsc; vacina; tríplice viral; canal ideal; notícias;

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

2021 © CANAL IDEAL Todos os Direitos Reservados.