Saúde

Hemosc está com estoques reduzidos em três tipagens sanguíneas

23 de Fevereiro de 2021

Foto: Michelle Gordon/Pixabay

Publicidade

O site do Hemocentro de Santa Catarina informa que os estoques de sangue dos tipos A+, O- e O+ estão abaixo do necessário no estado. Qualquer pessoa que quiser colaborar com a doação de sangue pode agendar um horário por meio do site do Hemosc ou pelo telefone (49) 3700-6400. 

Uma bolsa de sangue dá origem a quatro hemocomponentes. São eles: o concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado. Cada paciente, dependendo da necessidade, precisa de um tipo desses hemocomponentes, ou seja, uma única bolsa pode salvar até quatro vidas. 

No Brasil, menos de 2% da população é doadora de sangue, o ideal seria ao menos 3% da população, de acordo com o Ministério da Saúde. Para doar é necessário ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias; estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo; pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas); ter repousado bem na noite antes da doação; não ter feito uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. 

No momento do cadastro, o doador deve apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial como RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc. Em tempos de coronavírus a seleção de candidatos à doação de sangue fica ainda mais criteriosa.

 

Saiba quem não pode doar:

Pessoas que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos confirmados de infecções pelo SARS-CoV-2 - inaptas para a doação por 14 dias após o retorno destes países;

Pessoas que foram infectadas pelos vírus SARS-CoV-2 após diagnóstico clínico e/ou laboratorial - inaptas pelo um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticas e sem sequelas que contraindicam a doação);

Aqueles que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelo vírus SARS-CoV-2 - inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;

Pessoas que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo SARS-CoV-2 - inaptas pelo período que durar o isolamento (no mínimo 14 dias) se estiverem assintomáticos.

  

Doação de sangue após a vacina da Covid

Quem já recebeu uma dose da vacina que imuniza contra a covid-19 também pode fazer sua doação de sangue, basta atentar para as seguintes situações: 

Vacina Coronavac/Sinovac/Butantan: doações podem ser feitas 48 horas após cada dose; 

Vacina AstraZeneca-Oxford/Fiocruz:  doações podem ser feitas 7 dias após receber cada dose. 

Para controle, o Hemosc orienta que o doador leve consigo a carteirinha de vacinação.  Outro detalhe importante, é que mesmo após ser imunizado, quem trabalha na linha de frente ou teve contato com pacientes positivados para covid-19, é considerado inapto para doação por 14 dias.

 

 Clique aqui para fazer parte do nosso grupo de notícias.

 Siga-nos no nosso Instagram!

 

Tags: doação; sangue; covid; hemosc;

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

2021 © CANAL IDEAL Todos os Direitos Reservados.