Saúde

Pinhalzinho confirma o primeiro caso de dengue de 2021

19 de Abril de 2021
Publicidade

Na manhã desta segunda-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde de Pinhalzinho confirmou o primeiro caso de dengue em 2021. A investigação da equipe de epidemiologia aponta que não é caso autóctone de transição comunitária, mas sim, um caso importado e contraído provavelmente no Rio Grande do Sul. O paciente reside no bairro Pioneiro, está bem e o ciclo de transmissão da doença já encerrou.

O resultado do exame chegou na última sexta-feira (16) e os agentes do Programa de Combate à Dengue de Pinhalzinho já realizaram o bloqueio de transmissão em um raio de 300 metros da residência do paciente. O trabalho consistiu em eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti.  

Além disso, no final da tarde desta segunda (19), uma equipe da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) estará em Pinhalzinho para realizar a aplicação do inseticida UBV, popularmente conhecido como fumacê, na região do bairro Pioneiro. “Vai passar som de rua naquelas quadras que vão receber o fumacê e a população deve deixar portas e janelas abertas, não traz malefício a saúde humana e é para matar o mosquito adulto para que não haja transmissão no caso de haver mosquito contaminado”, explica o secretário municipal de Saúde, Cleomar Provenci.

De 1º de janeiro até o momento, o município registra 69 focos de Aedes aegypti, 18 casos de dengue descartados e um confirmado. A situação, que já era preocupante, reforça que a população precisa fazer sua parte no combate aos criadouros do mosquito. “A gente sabe que a população de mosquito em Pinhalzinho está grande, estamos iniciando o período de inverno, mas a preocupação é grande. A população tem que colaborar com a eliminação dos depósitos e possíveis criadouros, porque o Programa de Combate à Dengue não consegue fazer tudo porque a gente encontra as residências fechadas no momento da visita, então a população precisa contribuir”, destaca o coordenador do Programa de Combate à Dengue de Pinhalzinho, Claudir Kollett.

Com informações da Prefeitura de Pinhalzinho.

Clique aqui e entre no nosso grupo de notícias. 

Tags: dengue; mosquito; aedes aegypti; fumacê; Pinhalzinho

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

2021 © CANAL IDEAL Todos os Direitos Reservados.

SAFRA - RODAPÉ FIXO