Comportamento

Tradição: xanxerenses acordam cedo para a colheita da macela

02 de Abril de 2021

Foto: Cristine Maraga/Canal Ideal

Publicidade

A colheita da Macela é uma tradição que se repete ano a ano no período de Quaresma: a erva medicinal deve ser colhida, segundo a tradição, na madrugada da Sexta-feira Santa, antes dos primeiros raios do sol. Em Xanxerê, os locais mais procurados para a colheita são as margens da BR-282 e do Contorno Viário Leste.

O xanxerense Antônio Guandalin foi um dos que acordou cedo para a colheita. Segundo ele, a atividade na Sexta-feira Santa já é uma tradição. “Venho todos os anos colher. Aqui encontrei macelas bonitas”, contou ele, enquanto colhia a erva às margens do Contorno Viário.



A Macela dá origem a um saboroso chá, com propriedades medicinais. Por isso, muitos aproveitam esta data para colher uma quantidade suficiente para armazenar em casa o ano todo. É o caso de Ari Lando, que também esteve nas margens da estrada nesta madrugada. “Eu aprendi que a macela precisa ser colhida antes que o sol nasça. Faço isso todos os anos, eu vejo e colho para a família toda”, disse.


 

 

A Macela

A erva é nativa da flora brasileira, também como “marcela”. Porém, o nome científico dela é “Achyroclien satureioides”. É um arbusto perene, que atinge cerca de um metro de altura, e que na região sul costuma florescer no mês de março. As flores amarelas, que florescem em pequenos cachos, são usadas para chás e infusão.

A propriedade que mais chama atenção é a calmante, especialmente para quem busca dormir melhor. Por isso, a macela traria benefícios para quem sofre com os sintomas típicos da ansiedade, do estresse crônico e até insônia. Além disso, a macela é naturalmente analgésica e anti-inflamatória.

Há quem use a erva para ajudar na digestão, para fortalece a imunidade e no alívio de dores. Outro modo comum de utilização é em infusão, aplicando compressas para lavar feridas e, até mesmo, para banhar os pés contra chulé. Além disso, ela também pode ser utilizada no travesseiro, preenchido com as flores, para favorecer o sono. 




Clique aqui para fazer parte do nosso grupo de notícias. 

Siga-nos no nosso Instagram! 

Tags: colheita macela; sexta-feira santa; tradição; xanxerê; canal ideal;

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

2021 © CANAL IDEAL Todos os Direitos Reservados.