Digite no mínimo 3 caracteres!
Política

Alesc rejeita projeto de lei que proibia corrida de cães em Santa Catarina

Com decisão, a proposta será arquivada

Por: Lárarson Cortelini
26/08/2021 12h37 - Atualizado há 2 meses
Foto: Arquivo/AFP
Foto: Arquivo/AFP

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina rejeitou, nesta quarta-feira (25), o Projeto de Lei (PL) 70/2021, de autoria do deputado Marcius Machado (PL), que proibia a realização de corrida de cães no estado. Com a decisão, a proposta será arquivada.

A proposta alterava o Código Estadual de Proteção de Animais para proibir a realização das corridas de quaisquer raças de cães. Na justificativa da proposta, o autor argumentou que as competições causam danos físicos e psíquicos aos animais envolvidos. Em alguns casos, conforme o deputado, os cães recebem substâncias para melhorar o desempenho. A prática, de acordo com Marcius, já foi proibida em outros estados, como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O PL foi rejeitado por 17 votos a três, além de três abstenções. Parlamentares contrários à matéria demonstraram preocupação com as consequências da aprovação. “É um projeto que deixa muitos pontos em aberto”, considerou Bruno Souza (Novo). “Pode prejudicar atividades praticadas por clubes, que são insuspeitos, gostam dos animais, não estão ali para maltratar. Essa lei não irá aumentar a proteção dos cães e poderá trazer empecilhos.”

O deputado Silvio Dreveck (PP), que se absteve, afirmou que não compreendeu o teor do projeto e pediu esclarecimentos ao autor, que não estava presente na hora da votação. “Parece que em Santa Catarina não temos essa prática [da corrida de cães]”, disse.

Veja também

Empresa some após vencer licitação para alugar 100 carros para governo de SC

Os veículos seriam alugados para o uso da Secretaria de Estado da Administração Prisional

Alesc aprova projeto de lei que proíbe contratação de empréstimo por telefone a aposentados

A proposta ainda passará por outra votação antes de seguir para a aprovação do Executivo

Governador Carlos Moisés vem a Chapecó nesta quinta-feira (07)

Moisés participa de um ato de repasses para instituições especializadas em educação especial