Digite no mínimo 3 caracteres!
Educação

Anos iniciais terão aprovação automática em escolas de Santa Catarina

Ano letivo de 2021 foi considerado atípico pela Secretaria de Estado da Educação

Por: Canal Ideal
02/12/2021 17h00 - Atualizado há 2 anos
Impactos da pandemia na alfabetização foram graves, mesmo que a rede tenha se esforçado. Foto: Diorgenes Pandini
Impactos da pandemia na alfabetização foram graves, mesmo que a rede tenha se esforçado. Foto: Diorgenes Pandini

O ano letivo de 2021 é considerado atípico pela Secretaria de Estado da Educação porque o atendimento aos estudantes foi totalmente diferente devido a pandemia da covid-19. Havia crianças nas salas de aula, outras no ensino híbrido e ainda aquelas que realizavam atividades 100% em casa. Embora todas as fases do Fundamental tenham sido prejudicadas, o foco é nos anos iniciais, quando se aprende a ler e escrever.

De acordo com a gerente de Ensino Fundamental, Paula Cabral, os impactos da pandemia na alfabetização foram graves, mesmo que a rede tenha se esforçado, com diferentes modelos de oferta, tanto em 2020 quanto em 2021.

Paula explica que a concepção pedagógica dos anos iniciais em Santa Catarina é de um aprendizado continuado. Nos dois primeiros anos, a alfabetização propriamente dita. Do terceiro ao quinto, a consolidação das habilidades de escrita e leitura. Neste contexto, seria pior interromper a trajetória do estudante do que acolhê-lo no ano seguinte para que recupere os objetivos de aprendizagem não atingidos em 2021.

A decisão, anunciada aos professores no fim de novembro, gerou críticas de profissionais nas redes sociais. Em 2020, embora estivesse evidente para a rede que não havia condições normais de avaliação devido à pandemia, a Secretaria de Educação manteve a possibilidade de retenção por desempenho. Mesmo assim, apenas 4% dos estudantes nos anos iniciais reprovaram (por frequência ou desempenho), pouco abaixo dos 6% de 2019.

Apoio pedagógico

Para 2022, o plano da Secretaria de Educação é ampliar o atendimento de apoio pedagógico aos estudantes com defasagem no aprendizado. Há uma preocupação especial com aqueles que entraram no primeiro ano em 2020 e, portanto, ainda não tiveram a experiência de um ano letivo sem pandemia.

“A gente não pode penalizar o estudante por conta das condições adversas da pandemia. Ele deve seguir o percurso formativo, na linha do que tem defendido o Conselho Nacional de Educação. Em 2022, o Estado entra com a oferta de ações emergenciais para o atendimento pedagógico do estudante, de preferência em contraturno”, analisa a gerente. As informações são do Portal Oeste Mais.

Veja também

Parque construído a partir de pneus proporciona aprendizagem e diversão à Educação Infantil da EMEB Vista Alegre

A experiência, inovadora nas escolas e CEMEIs da Rede Municipal de Ensino de Xanxerê, visa possibilitar interações em espaços externos

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.