Digite no mínimo 3 caracteres!
Cotidiano

Argentina registra primeiro caso suspeito de “varíola dos macacos”

Paciente segue isolado e atualmente trata dos sintomas

Por: Canal Ideal
23/05/2022 10h09 - Atualizado há um ano
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde da Argentina investiga o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos no país, segundo um comunicado divulgado pelo governo neste domingo (22). 

Em nota, a pasta disse que um morador da província de Buenos Aires entrou em contato com o serviço de saúde com sintomas "compatíveis com o da varíola dos macacos".

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Segundo as informações, o paciente apresentou pequenas feridas em distintas partes do corpo e febre, além de apresentar esses sintomas, ele acabou de retornar de uma viagem à Espanha, país que identificou um pequeno surto desta infecção.

Ainda de acordo com o comunicado da saúde, o infectado se encontra em um bom estado, está em isolamento e recebendo tratamento para os sintomas.

Mais casos devem aparecer

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que espera identificar mais casos de varíola dos macacos à medida que países, onde a doença normalmente não é encontrada, aumentem a vigilância.

Até sábado (21), 94 casos haviam sido confirmados e 28 casos suspeitos de varíola foram relatados em 15 países que não são endêmicos para o vírus, disse a agência de Saúde da ONU.

"As informações disponíveis sugerem que a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas em contato físico próximo com casos sintomáticos", acrescentou a OMS.

O que é a varíola dos macacos?

Essa doença infecciosa denominada varíola dos macacos, geralmente é leve e endêmica em partes da África Ocidental e Central.

Ela é espalhada por contato próximo, e pode ser contida com relativa facilidade por meio de medidas como isolamento e higiene.

Os sintomas são:

• Dores de cabeça

• Dores no corpo

• Nódulos linfáticos inchados

• Cansaço

• Erupções cutâneas nas mãos e pés.

Fonte: UOL

Veja também

Dia do Escoteiro: conheça mais da história do Grupo de Escoteiros Caingangue, de Xanxerê

Em Xanxerê, o Grupo de Escoteiros Caingangue vai completar, no dia 07 de setembro de 2024, 50 anos de fundação

Casa da Cultura Maria Rosa convoca associados para Assembleia

A reunião acontece no dia 29 de abril, às 10h. Confira a pauta

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.