Digite no mínimo 3 caracteres!
Entretenimento

Artesão xanxerense expõe peças na Mostra Gastronômica e de Artesanato em Brasília

Kito Canani produz peças de artesanato a partir de materiais recicláveis

Por: Francieli de Moraes
30/11/2021 13h52 - Atualizado há um mês
Foto: Divulgação/Prefeitura de Xanxerê
Foto: Divulgação/Prefeitura de Xanxerê

O artesão xanxerense Francisco Canini, popularmente conhecido como Kito Canani, foi selecionado para participar da Mostra Gastronômica e de Artesanato no Senado Federal, que começa nesta quarta-feira (01) no Espaço Ivandro Cunha, em Brasília. A exposição, organizada pelo Sebrae, tem como objetivo divulgar as obras e gastronomia dos catarinenses representantes da cultura do Estado.  Junto a Kito Canini, expõem outros grandes nomes do Artesanato como Doralice Horn, Tia Chica Rendeira, Tramatusa e Angela Zapotoczny. 

O artesão, autodidata, teve parte de sua coleção “Vila Campina da Cascavel” selecionada para a exposição. A coleção foi desenvolvida através das oficinas criativas através do Programa Cidade Empreendedora, ofertado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Sebrae.  A curadoria e instrução das oficinas foi feita por Silvia Baggio, designer e consultora do Sebrae. "Nas oficinas oportunizadas pela Prefeitura de Xanxerê através do Sebrae/SC percebemos a grande potencialidade dos artesãos locais. A identidade cultural e a diversidade da produção de todos os artistas em breve serão apresentadas à comunidade", destaca Silvia Baggio.

Kito Canani iniciou sua produção autoral no ano de 2008, inclusive a equipe do Canal Ideal já produziu uma reportagem em que mostra um pouco do trabalho dele. A concepção das peças parte do ofício que foi herdado pelo pai através do saber e fazer popular. Desde cedo, aprendeu na lida e coleta de materiais recicláveis e residuais a importância da transformação e do sentido da produção artesanal. 

Uma das peças que está na exposição. Foto: Divulgação/Prefeitura de Xanxerê

A Diretora de Turismo da Prefeitura de Xanxerê, Elisiane Silveira, ressalta que este é um momento ímpar para o Município, pois as oficinas contribuíram para que muitos artesãos xanxerenses se tornassem ícones do Artesanato Catarinense. “Muitos talentos foram descobertos nesta oficina, alguns artesãos já tinham um notório reconhecimento no município e outros foram vistos pela primeira vez. Sentimos orgulho de ter oferecido uma oportunidade a mais para esses grandes artistas e contribuir de alguma forma com o desenvolvimento profissional de cada um”. 

Elisiane salienta que está sendo organizada uma mostra para apresentar as coleções dos 11 artesãos xanxerenses para o lançamento da ExpoFemi 2022.

Veja também

“Baby Shark” é o primeiro vídeo do Youtube a alcançar 10 bilhões de visualizações

Amada pelas crianças e temida pelos pais, música foi lançada em 2016 e só viralizou em 2019

WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros; confira a lista

Mensageiro também lidera entre os apps que os brasileiros passam mais tempo ao longo do dia

Campo de girassóis encanta visitantes no Parque das Quedas em Abelardo Luz

São aproximadamente 50 mil girassóis que devem permanecer floridos de 30 à 40 dias