Aumento no volume das chuvas reduz a estiagem e melhora o abastecimento público em SC
No estado houve uma melhora significativa nas condições de abastecimento urbano, mas muitos municípios ainda estão em estado de alerta e atenção
Por: Canal Ideal
13/05/2022 16h50 - Atualizado há 3 anos
Foto: Divulgação
O aumento no volume das chuvas em grande parte de Santa Catarina acabou reduzindo a estiagem e melhorou o abastecimento de água no estado. Apesar dos índices terem melhorado, o monitoramento hidrometeorológico continua, fortalecendo a gestão nos municípios catarinenses.
Durante as duas primeiras semanas de maio, a chuva ocorre associada a passagem de sistemas de baixa pressão em todos os níveis da atmosfera. Estes sistemas trazem acumulados e precipitação mais altos em grande parte de SC. Somente no mês de abril, mais de 200mm de chuva foram registrados no Oeste do estado e nas regiões do Vale do Itajaí, Serra e Litoral, foram cerca de 50 a 150mm.
A previsão para o final de maio é de mudança no padrão da chuva, indicando um período mais seco em comparação com as primeiras semanas. Nos meses de junho e julho, o volume de chuva deve ficar abaixo da normalidade no estado.
O secretário executivo do Meio Ambiente, Leonardo Ferreira, em Santa Catarina houve uma melhora significativa nas condições de abastecimento urbano, mas muitos municípios ainda estão em estado de alerta e atenção em todas as regiões.
“Sendo assim, são mantidas a necessidade de mobilizações e medidas de mitigação no sentido de reduzir os impactos da estiagem aos prestadores de serviços neste momento, bem como campanhas de uso racional e consciente por parte dos usuários de recursos hídricos e da população de modo geral, com especial atenção até que sejam atualizadas as informações”, frisou.
Abril marcado por diferenças de precipitação entre as regiões
As chuvas intensas resultaram no aumento acima da média dos acumulados, no Oeste e no Extremo-Oeste, onde a precipitação registrada ultrapassou 200mm do volume esperado. De modo geral, quase todas as regiões do estado apresentam baixa frequência nos dias de chuva. Na Serra, Vale do Itajaí e parte do Litoral, tiveram de 17 a 21 dias sem precipitação acima de 1mm. Isso se deve às chuvas intensas que ocorreram no mês de abril.
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.