Digite no mínimo 3 caracteres!
Saúde

Brasil confirma segundo caso de superfungo e alerta para surto

Anvisa trata o caso como o terceiro surto de superfungo no país

Por: Canal Ideal
14/01/2022 15h15 - Atualizado há 3 anos
Foto: Kateryna Kon/Science Photo Library/Getty Images
Foto: Kateryna Kon/Science Photo Library/Getty Images

A Anvisa recebeu a confirmação de um hospital em Recife, Pernambuco, sobre um segundo caso do chamado superfungo no país. O primeiro caso foi registrado, no dia 3 de janeiro, no mesmo hospital, mas confirmado apenas nesta semana.

A agência trata o caso como o terceiro surto de superfungo no país. Os dois pacientes, um homem de 38 anos e uma mulher de 70, foram isolados no início do mês, segundo a Anvisa.

O fungo, que tem o nome científico de Candida Auris, pode permanecer por meses em uma superfície e resiste a diversos tipos de desinfetante e antifúngicos comuns, usados para tratar doenças causadas por outras espécies de Candida.

As infecções causadas por ele podem chegar à corrente sanguínea e causar a morte de pacientes, especialmente imunodeprimidos ou com comorbidades, disse a Anvisa em um comunicado.

Em 2016, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) alertou para surtos de Candida auris na América Latina.

No Brasil, o primeiro caso foi registrado em dezembro de 2020 na Bahia, resultado em 15 casos e duas mortes. Em dezembro de 2021, um segundo surto aconteceu depois de identificado um caso, também na Bahia. As informações são da Agência Brasil.

Veja também

Secretaria de Saúde promove Dia D alusivo ao Novembro Azul no próximo sábado

A programação faz parte da Campanha do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata.

Campanha Novembro Azul mobiliza rede de saúde de Abelardo Luz em ações de prevenção

A Secretaria de Saúde de Abelardo Luz organizou um cronograma de ações voltado à prevenção e o cuidado a saúde do homem

VÍDEO: Seminário Regional Cannabis em Defesa da Vida, uso medicinal, reúne dezenas de participantes em Xanxerê

O objetivo é buscar soluções envolvendo pacientes, entidades, médicos, especialistas e toda a sociedade.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.