Digite no mínimo 3 caracteres!
Saúde

Brasil confirma segundo caso de superfungo e alerta para surto

Anvisa trata o caso como o terceiro surto de superfungo no país

Por: Canal Ideal
14/01/2022 15h15 - Atualizado há 3 anos
Foto: Kateryna Kon/Science Photo Library/Getty Images
Foto: Kateryna Kon/Science Photo Library/Getty Images

A Anvisa recebeu a confirmação de um hospital em Recife, Pernambuco, sobre um segundo caso do chamado superfungo no país. O primeiro caso foi registrado, no dia 3 de janeiro, no mesmo hospital, mas confirmado apenas nesta semana.

A agência trata o caso como o terceiro surto de superfungo no país. Os dois pacientes, um homem de 38 anos e uma mulher de 70, foram isolados no início do mês, segundo a Anvisa.

O fungo, que tem o nome científico de Candida Auris, pode permanecer por meses em uma superfície e resiste a diversos tipos de desinfetante e antifúngicos comuns, usados para tratar doenças causadas por outras espécies de Candida.

As infecções causadas por ele podem chegar à corrente sanguínea e causar a morte de pacientes, especialmente imunodeprimidos ou com comorbidades, disse a Anvisa em um comunicado.

Em 2016, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) alertou para surtos de Candida auris na América Latina.

No Brasil, o primeiro caso foi registrado em dezembro de 2020 na Bahia, resultado em 15 casos e duas mortes. Em dezembro de 2021, um segundo surto aconteceu depois de identificado um caso, também na Bahia. As informações são da Agência Brasil.

Veja também

Dia D para vacinação de menores de 15 anos acontece nesse sábado em Xanxerê

As vacinas poderão ser feitas das 7h45 às 11h30 e das 13h às 16h45

VÍDEO: novo espaço da Ciclo Masterplan em Xanxerê está ainda mais acolhedor

Fizemos um passeio pelo novo ambiente da Ciclo Masterplan, que ficou moderno, funcional e preparado para oferecer ainda mais conforto aos clientes.

Vacina para Covid-19 e infarto agudo do miocárdio

Dr. Daniel Bischoff esclarece mitos sobre a relação entre a vacina e problemas cardíacos

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.