Digite no mínimo 3 caracteres!
Comunidade

Defesa Civil explica tempestade que atingiu Seara na última segunda-feira (11)

Informações foram divulgadas para a imprensa na tarde desta quarta-feira (13)

Por: Felipe Bastos
13/10/2021 14h46 - Atualizado há um semana
Houve o deslocamento de uma banda de nebulosidade com significativo desenvolvimento vertical. Foto: Corpo de Bombeiros
Houve o deslocamento de uma banda de nebulosidade com significativo desenvolvimento vertical. Foto: Corpo de Bombeiros

Entre a segunda-feira (11) e a manhã de terça-feira (12), houve a atuação e deslocamento de um cavado sobre o estado do Rio Grande do Sul em direção ao Paraná. Acoplado a este cavado, um fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica estava direcionado sobre Santa Catarina.  

Esta combinação de sistemas atuou sobre a porção Oeste do Estado no período da noite de segunda-feira (11) e favoreceu a formação e desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram pancadas de chuvas com raios, rajadas de ventos e queda de granizo em localidades das regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina. Destes eventos, destaca-se a ocorrência de tempo severo no município de Seara.

Houve o deslocamento de uma banda de nebulosidade com significativo desenvolvimento vertical, sobre a cidade de Seara e, posteriormente, com atuação de nuvens de menor desenvolvimento vertical. No produto da taxa de precipitação estimada (DPSRI), observa-se uma intensa precipitação no município de interesse, acima de 40 mm/h e que pontualmente passam de 100 mm/h.

Com base nos dados das estações meteorológicas de superfície, na análise das imagens do radar meteorológico de Chapecó e do satélite GOES-16 e das fotos dos danos relatados, a análise da equipe de meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina indica que à medida que os núcleos convectivos se deslocavam, foram capazes de produzir rajadas de ventos de moderada a forte intensidade na dianteira de seu movimento, caracterizando o evento como uma frente de rajada na cidade de Seara nas proximidades do horário de 19h50min do dia 11 de outubro de 2021.

Veja também

1º Cicloturismo Campina da Cascavel de Xanxerê arrecada mais de mil quilos de alimentos

Entrega dos alimentos para entidades assistenciais será nesta terça-feira (26)

Divulgada lista de artistas credenciados em edital de Intervenção Cultural de Xanxerê

Das 24 inscrições realizadas nas categorias Coletiva e Individual, 12 foram aprovadas

Xanxerê decreta ponto facultativo alusivo ao Dia do Servidor Público

Dia do servidor público será comemorado no próximo dia 28 de outubro