DNIT inicia pavimentação em concreto na BR-163/SC no extremo-oeste
Sistema ‘pare e siga’ será executado 24 horas por dia enquanto as obras perdurarem
Por: Canal Ideal
12/05/2022 18h11 - Atualizado há 3 anos
Foto: Divulgação
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou nesta quarta-feira (11) a pavimentação em concreto da pista principal da BR-163/SC, em São José do Cedro, na altura do km 97. Com a obra, o trânsito sofrerá grande alteração (veja abaixo).
O pavimento, atualmente em asfalto (pavimento flexível), será todo coberto por concreto (pavimento rígido), o que traz ganhos de durabilidade e segurança para uma rodovia marcada pelo grande fluxo de carretas de transporte de grãos.
A escolha pelo concreto se deu justamente pela BR-163/SC ser um corredor logístico de insumos para o agronegócio.
No local, as equipes do DNIT executarão um serviço inovador chamado whitetopping, em que o concreto é lançado diretamente sobre o asfalto, utilizando-o como base.
A operação inicia após diversas ações na BR-163/SC, como a inauguração do viaduto de acesso a São José do Cedro, a rótula de acesso ao município de Princesa, e a construção de ruas laterais ao longo da rodovia. O passo seguinte é avançar na pista principal com a nova pavimentação.
Novo fluxo de trânsito
Durante o dia, o trânsito será interrompido totalmente (em ambos os sentidos) por duas horas para que a pavimentação seja aplicada. Após este período, o tráfego será aberto em meia-pista, no sistema ‘pare e siga’, até zerar a retenção de tráfego.
Com o fim da retenção, a rodovia volta a ser completamente interditada por mais duas horas para sequência das obras. Depois, há nova execução de ‘pare e siga’ em meia-pista até que a retenção de veículos seja novamente zerada. O trabalho segue nesta alternância diariamente das 7h às 18h.
À noite, não haverá obra, mas, devido à necessidade de secagem do concreto aplicado, o tráfego seguirá em meia-pista e no sistema ‘pare e siga’.
Os trabalhos serão diários e vão avançando ao longo da rodovia. O sistema ‘pare e siga’ seguirá sendo executado 24 horas por dia enquanto as obras perdurarem - inclusive aos finais de semana.
Os motoristas podem utilizar rotas alternativas e desvios por rodovias estaduais.
No local, as equipes do DNIT farão a sinalização necessária para segurança da operação.
O DNIT pede atenção aos motoristas que passarem pelo local.
Túneis estavam previstos no projeto de duplicação da BR-101 e tiveram os projetos concluídos em 2010
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