Digite no mínimo 3 caracteres!
Economia

Empreendedorismo feminino volta a crescer após a pandemia

Para estimular mais esse cenário, em setembro acontece a Feira Inspira Mulher em Chapecó

Por: João Victor Araujo
09/08/2022 16h52 - Atualizado há um ano
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que o empreendedorismo feminino no Brasil apresentou sinais de recuperação no último trimestre do ano passado, depois de sofrer retração a partir dos primeiros meses da pandemia.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

O estudo, realizado com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc), mostrou que após recuar para um total de 8,6 milhões, no segundo trimestre de 2020, o número de mulheres à frente de um negócio no país fechou o quarto trimestre de 2021 em 10,1 milhões, mesmo resultado registrado no último trimestre de 2019, antes da pandemia.

Outro dado importante é do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), que é a principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, com dados de 49 países, mostrou, em sua última edição (2018), que o Brasil ficou em sétimo lugar no ranking de proporção de mulheres à frente de empreendimentos iniciais, ou seja, aqueles com menos de 42 meses de existência.

Diante deste cenário animador e de protagonismo de mulheres, a empresária Branca Rubas e idealizadora da Feira Inspira Mulher Chapecó, evento voltado para o empreendedorismo feminino que acontece de 02 a 04 de setembro, destaca que, quando mulheres alcançam a autonomia financeira, não precisam mais se submeter a relacionamentos abusivos e violentos, pois não dependem mais de terceiros para se sustentar.

Da mesma forma, essas empresárias podem influenciar e inspirar outras mulheres, compartilhando suas histórias e ajudando-as a superar os obstáculos e desafios. Branca destaca que a Feira Inspira Mulher vem com esse objetivo, para inspirar outras mulheres a empreender e quem já é empreendedora, realizar networking. 

Branca vem acompanhando esta evolução de mercado e percebeu que eventos voltados para o empreendedorismo feminino ainda são poucos no país, por isso nasceu essa feira em Chapecó. Um evento que ajudará mulheres a divulgar a marca e ainda ter a oportunidade de realizar uma rede de contatos. A primeira edição acontece de 02 a 04 de setembro, no Centro de Eventos. 

A empresária explica que esse nicho de mercado desperta grande interesse de grandes marcas promoverem network, e contribuindo significativamente para o desenvolvimento empresarial de novos negócios geridos por mulheres. “O Inspira Mulher tem o objetivo gerar, criar e fortalecer parcerias através de rodadas de negócios, compartilhar informações e experiências de vida. Mas, acima de tudo, inspirar mulheres reais com histórias de outras que superaram barreiras e conquistam cada vez mais espaço no mercado”, destaca. 

 

Camila Farani em Chapecó 

Dentre as grandes atrações do evento está a investidora anjo, Camila Farani, que fará uma palestra no dia 02 de setembro, onde compartilhará o seu conhecimento em empreendedorismo, a encorajar e incentivar as pessoas, para que possam superar e alcançar resultados em meio a tempos de crise.

A empresária é Presidente da G2 Capital, boutique de investimento em tecnologia. Foi eleita uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina pela Bloomberg Línea. Shark Tank Brasil por seis temporadas, é membro do Conselho de Administração do PicPay e da Tem Saúde, e do Conselho de Marketing e Growth da NuvemShop. É sócia e investidora da Play9.

Reconhecida pela Association for Private Capital Investment in Latin America (Lavca), como uma das principais investidoras da América Latina, investiu mais de 35 milhões com coinvestidores em startups. O seu ecossistema movimenta mais de R$ 3,7 bilhões por ano, além de empregar mais de 15 mil pessoas através das empresas nas quais é sócia. 

Fundadora do Grupo Farani, que congrega EdTech, InvestTech, Brand Image e o Ela Vence, plataforma de empoderamento de empreendedorismo feminino que já impactou mais de 500 mil mulheres. 

É colunista da Forbes, Estadão e MIT Technology Review, além de ter forte presença nas redes sociais, onde alcança mais de 2 milhões de pessoas diariamente. Advogada com pós-graduação em Marketing e especializações em growth, tecnologia e startups em Stanford, MIT e Babson College.

Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos no site do Inspira Mulher www.inspiramulher.com.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Aurora Coop inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

O novo complexo industrial ocupa uma área territorial de aproximadamente 15 hectares

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 56 milhões

O sorteio será realizado às 20h, no horário de Brasília

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.