Digite no mínimo 3 caracteres!
Agro

Epagri cria plataforma de informações sobre Plantas Alimentícias Não convencionais

O aplicativo está disponível gratuitamente e pode ser acessado pelo celular

Por: Canal Ideal
11/05/2022 16h09 - Atualizado há um ano
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para diversificar a alimentação nada mais acessível e saudável do que as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), que ajudam a fornecer todos os nutrientes que nosso organismo precisa. Para ajudar e apoiar a sociedade a consumir mais esses alimentos, a Epagri está disponibilizando em seu aplicativo Epagri Mob, várias informações sobre 13 tipos de Pancs. 

Ao acessar a aba sobre as Pancs, o usuário conhecerá o Boletim Didático Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs, editado pela Epagri em 2017. As informações sobre como identificar, cultivar, para que serve e como usar estarão disponíveis, além de uma receita para usar cada vegetal.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Cristina Ramos Callegari, extensionista social da Epagri, nutricionista e uma das autoras do conteúdo, diz que o diferencial do aplicativo é que o usuário terá informações importantes na palma da mão. Ela ainda afirma que o material disponível no aplicativo, em breve será ampliado e informações sobre novas Pancs serão adicionadas.

A nutricionista alerta sobre o cuidado na hora de consumir as Pancs, pois muita gente costuma colher os vegetais na beira da estrada e nesses locais, geralmente são utilizados herbicidas para conter o mato. Informações de como cultivar as Pancs está disponível também no EpagriTec, que permite que a pessoa plante e colha em casa.

Sobre as Pancs

As Pancs são plantas que não fazem parte do nosso cotidiano, e por isso não são muito consumidas. Elas tiveram ou ainda tem, um consumo em determinadas regiões, por conta da tradição e cultura de cada local. 

Chamamos de Pancs também, algumas partes comestíveis não convencionais, como o coração e as flores de bananeira, cascas da banana e a folha da batata doce. Muitas delas inclusive possuem propriedades medicinais e seus bioativos contribuem para a melhora da saúde.

No EpagriTec estão disponíveis as informações sobre almeirão-roxo, aroeira, azedinha, beldroega, bertalha, capuchinha, erva-baleeira, malvavisco, moringa, ora-pro-nóbis, picão preto, taioba e tansagem.

EpagriTec

Segundo Rafael Morales pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Itajaí e um dos desenvolvedores do EpagriTec, explica que a ferramenta foi desenvolvida pela Epagri, com o objetivo de facilitar aos técnicos de campo e agricultores o acesso, a difusão e a busca do conhecimento agropecuário, deixando ao alcance de todos o que há de mais atual nos principais sistemas produtivos agropecuários catarinenses.

A ferramenta tem inúmeras vantagens, como a exibição de fotos, vídeos e arquivos que facilitam o entendimento dos temas, além de que será atualizado constantemente com conteúdos técnico-científicos, gerados pelos extensionistas e pesquisadores da Epagri.

Para acessar o EpagriTec, basta baixar o aplicativo Epagri Mob, disponível para iOS e Android, ou pelo computador, no site da Epagri.

Informações Governo de Santa Catarina

Veja também

Governo do Estado sanciona Lei para manejo sustentável dos javalis

A medida foi aprovada nesta sexta-feira (15)

Praga perigosa para lavouras gera alerta em Santa Catarina; entenda

A Cidasc iniciou uma operação para verificar e combater o 'caruru gigante'.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.