Digite no mínimo 3 caracteres!
Cotidiano

Epagri reabre Museu Entomológico de Caçador nesta quarta (17)

O museu fica Estação Experimental de Caçador e ganhou um novo espaço

Por: Canal Ideal
17/11/2021 10h43 - Atualizado há 2 anos
As visitas são gratuitas e guiadas, mas é preciso agendar. Foto: Divulgação/Epagri
As visitas são gratuitas e guiadas, mas é preciso agendar. Foto: Divulgação/Epagri

Depois de um ano e oito meses sem receber visitas por conta de pandemia da Covid-19, um dos maiores e mais importantes museus entomológicos de Santa Catarina reabre as portas nesta quarta-feira (17) com um evento para estudantes do município de Calmon. O museu, mantido pela Epagri na Estação Experimental de Caçador (EECd), ganhou um novo espaço e agora fica em uma sala própria para receber os visitantes e compartilhar conhecimento sobre mais de 10 mil exemplares de artrópodes da fauna brasileira. 

A nova sala do museu tem bancadas mais baixas, que facilitam a visualização do material, especialmente pelas crianças, que correspondem a aproximadamente 90% do público que visita o local. 

“Todas as caixas são conservadas em uma sala escura e com temperatura e umidade controladas, onde apenas os entomologistas do laboratório entram. Quando temos visitantes, tiramos algumas caixas e as levamos para essa nova sala específica do museu. Trabalhamos os assuntos de acordo com a idade dos visitantes”, explica Janaína Pereira dos Santos, pesquisadora em Entomologia da Estação Experimental de Caçador e responsável pelo acervo.

Foto: Divulgação/Epagri

Insetos, aranhas, escorpiões e mais

No espaço, o público pode observar e aprender sobre vários artrópodes, especialmente insetos e aranhas, além de escorpiões, centopeias e ácaros. O museu ainda preserva uma pequena coleção das principais serpentes brasileiras, que fascinam os visitantes, especialmente as crianças.

Os exemplares que mais chamam a atenção dos visitantes são o bicho-pau e a borboleta-coruja. O bicho-pau é o inseto mais longo do planeta e é especialista em se esconder, pois tem a habilidade de se camuflar nos galhos das árvores. Os exemplares mantidos no museu da Epagri medem cerca de 22 centímetros. Já a borboleta-coruja faz mimetismo, ou seja, imita uma coruja, pois o desenho de suas asas é muito semelhante aos olhos da ave.   

O acervo do museu é utilizado nas pesquisas desenvolvidas pela Epagri e também como material didático para estudantes de escolas e universidades do Meio Oeste de Santa Catarina. “Temos aqui uma pequena amostra da biodiversidade da fauna brasileira. Para nós pesquisadores é muito importante ter acesso a esse material”, diz a pesquisadora Janaína. Ela acrescenta que, em 2017, o museu foi reconhecido com o selo e o registro do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

São mais de 10 mil exemplares de artrópodes da fauna brasileira. Foto: Divulgação/Epagri

História

O Museu Entomológico foi criado no início da década de 1980 como resultado do esforço de um pesquisador japonês e um brasileiro. Tetsuya Sugiura era perito da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), que tinha convênio com a Epagri, e veio para o Brasil dar assistência técnica aos produtores de frutíferas. O pesquisador se encantou com a fauna local e iniciou a coleta de insetos. Na mesma época, o pesquisador da Epagri Afonso Orth (atualmente professor aposentado de Entomologia da UFSC) fazia um levantamento das espécies de abelhas de Santa Catarina e ambos iniciaram a coleção entomológica.  

Os exemplares mais antigos do museu estão conservados desde aquela época. Os artrópodes são preservados em uma sala especial, com condições de temperatura, luz e umidade controladas. Esse ambiente possibilita que o material fique conservado por um longo período, evitando a deterioração natural e por agentes externos.

Como visitar

As visitas são gratuitas, guiadas e explicativas e podem ser realizadas com agendamento prévio pelos pelos telefones (49) 3561 6813 ou 3561 6814 ou pelo e-mail eecd@epagri.sc.gov.br.

O Museu Entomológico fica na Estação Experimental da Epagri de Caçador (EECd), no Laboratório de Entomologia: Rua Abílio Franco, 1500, Bairro Bom Sucesso.

Informações Epagri.

Veja também

Dia do Escoteiro: conheça mais da história do Grupo de Escoteiros Caingangue, de Xanxerê

Em Xanxerê, o Grupo de Escoteiros Caingangue vai completar, no dia 07 de setembro de 2024, 50 anos de fundação

Casa da Cultura Maria Rosa convoca associados para Assembleia

A reunião acontece no dia 29 de abril, às 10h. Confira a pauta

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.