Digite no mínimo 3 caracteres!
Saúde

Escolas infantis de Chapecó registram surto da síndrome pé-mão-boca

Alerta foi enviado na última quarta-feira (20) para as instituições de ensino

Por: Canal Ideal
22/10/2021 10h19 - Atualizado há 2 anos
Pelo menos 24 casos foram registrados na última semana. Foto: Divulgação
Pelo menos 24 casos foram registrados na última semana. Foto: Divulgação

A secretaria de educação de Chapecó enviou na última quarta-feira (20), um alerta para todas as escolas municipais sobre um surto de síndrome mão-pé-boca em pelo menos cinco escolas de educação infantil da cidade, sendo que 24 casos foram registrados na última semana. 

A síndrome é uma doença viral que atinge crianças menores de cinco anos mas pode aparecer em qualquer idade. Apresenta lesões na boca, mãos, pés, e região glútea podendo surgiu em outros locais pelo corpo. Pode apresentar febre, vômitos e diarreia. A transmissão se dá pela via fecal/oral, por meio do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então por meio de alimentos e de objetos contaminados. 

Mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes durante aproximadamente quatro semanas. O período de incubação oscila entre um a sete dias. Todas as crianças que apresentaram os sintomas foram afastadas e as escolas foram orientadas a realizar a higienização dos locais e orientação sobre os cuidados foram repassadas para os pais dos alunos.

Fique ligado nas orientações enviadas pela médica pediatra da Vigilância Epidemiológica de Chapecó, Dra Mara Schaun:

Quais os sintomas?
• Febre alta (dias antes do surgimento das lesões);
• Feridas(erupção de pequenas bolhas) nos pés, mãos e boca, podendo também ocorrer nas nádegas e na região genital;
• Dificuldade para engolir, salivação, falta de apetite, mal-estar, vômitos e diarreia;
• Na boca, amígdalas e faringe: manchas vermelhas com pequenas bolhas brancoacinzentadas no centro, que podem evoluir para lesões muito dolorosas, alguns medicamentos podem auxiliar no alívio da sintomatologia.
• O vírus costuma desaparecer sozinho em 10 dias.

Quais os cuidados?
• Lavar as mãos com frequência com água e sabão, especialmente antes de se alimentar e após manipular fraldas e usar o banheiro;
• Usar álcool em gel;
• Lavar com água e sabão as superfícies, objetos e brinquedos que possam entrar em contato com as secreções e/ou fezes e logo depois desinfetar com solução de água sanitária diluída em água pura (uma colher de sopa de água sanitária diluída em quatro copos de água limpa).
• Utilizar etiqueta respiratória, cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir (usar lenço ou papel para espirrar ou tossir e após lavar as mãos, desprezar lenço ou papel na lixeira);
• Afastar as crianças ou adultos doentes das atividades diárias, enquanto apresentarem sintomas.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar à doença, indicar tratamentos e receitar medicamentos. As informações disponíveis possuem apenas caráter educativo.

Veja também

Concórdia ultrapassa mil casos positivos de dengue

Já são 1.006 casos positivos de dengue no município

ALERTA: HRO de Chapecó enfrenta superlotação em todos os setores

Unidade tem orientado aos pacientes para procurarem a unidade somente em situações de emergência

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.