Digite no mínimo 3 caracteres!
Cotidiano

Fisioterapeuta xanxerense tem conta do Instagram invadida e usada para aplicar golpe

O perfil dela tinha quase sete mil seguidores e a preocupação é de que alguém caia no golpe

Por: Cristine Maraga
21/05/2022 14h38 - Atualizado há um ano
Fisioterapeuta xanxerense tem conta do Instagram invadida e usada para aplicar golpe

A fisioterapeuta xanxerense Larissa Bruschi teve a conta pessoal do Instagram invadida neste fim de semana. Golpistas publicaram uma série de imagens explicando que ela estaria ajudando uma amiga de mudança que precisaria vender rapidamente eletrodomésticos e eletroeletrônicos. O que na verdade é um golpe. 

Conta de Larissa tinha quase sete mil seguidores no Instagram 

Em relato ao Canal Ideal, a fisioterapeuta conta que percebeu o problema na noite da sexta-feira (20), quando a conta dela do Instagram foi desconectada do celular. Pouco depois, amigos começaram a enviar mensagens pelo WhatsApp informando que itens estavam sendo anunciados pela conta dela. 

Larissa chegou a tentar recuperar o acesso ao perfil, mas não conseguiu mais. Os golpistas chegaram a entrar em contato com seguidores dela oferecendo os produtos com valores bem abaixo do mercado e pedindo o pagamento por meio de PIX. 

Golpistas oferecendo produtos aos seguidores

“A minha preocupação maior não é perder seguidores ou a conta. Meu receio é que algum dos seguidores caia no golpe. Pode ter pessoas que acreditem nesses anúncios e enviem dinheiro via PIX, o que na verdade é um golpe. Teve gente que chegou a procurar por mim na casa do meu pai para saber informações sobre os produtos”, alerta ela. 

A fisioterapeuta tinha até o momento quase sete mil seguidores em sua conta, onde postava informações profissionais e também um pouco da rotina dela. Neste sábado (21) os golpistas já haviam excluído as fotos e vídeos de Larissa e o perfil aparece com outro nome.  

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

 

Caso não é isolado

O caso de Larissa não é isolado e tem se tornado frequente nos últimos meses. O próprio Instagram já divulgou uma lista com dicas para manter a conta mais segura: 

  • Não compartilhe links ou códigos de acesso recebidos do Instagram por SMS ou WhatsApp. Eles podem dar acesso à sua conta. 
    Desconfie de publicações na internet que ofereçam serviços e bens por um valor abaixo do preço de mercado.
  • Ative a autenticação de dois fatores (por WhatsApp, SMS ou aplicativo como Duo Mobile ou Google Authenticator). Com essa etapa extra de segurança, você deve inserir um código de login especial sempre que houver uma tentativa de login de um dispositivo desconhecido. Para ativar, vá em Configurações > Segurança > Autenticação de dois fatores.
  • Ative a Solicitação de login. Ao ativar a autenticação de dois fatores no Instagram, você receberá um alerta toda vez que alguém tentar entrar na sua conta por meio de um dispositivo ou navegador da web não reconhecido. Você pode aprovar ou recusar de imediato a solicitação nos seus dispositivos conectados. Sempre que desejar, também é possível ver uma lista dos dispositivos que entraram recentemente na sua conta do Instagram. Para isso, basta acessar "Configurações", "Segurança" e "Atividade de login".
  • Verifique se seu número de telefone e e-mail estão atualizados no aplicativo. Se perder o acesso à conta, você poderá tentar recuperar mesmo que as suas informações tenham sido alteradas.
  • Tenha uma senha segura. Certifique-se de que sua senha tem ao menos seis caracteres e tente usar uma combinação complexa que inclua números, letras e pontuações.
  • Jamais informe sua senha a terceiros.
     
Golpistas trocaram as fotos da fisioterapeuta e seguem usando a conta dela. 

Veja também

Abertas inscrições para cursos através do Programa de Formação na Área Cultural

As inscrições para cursos que são promovidos pela Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer

VÍDEO: manifestação de motoristas e empresários de aplicativo acontece em Xanxerê

Objetivo é contestar a implementação do novo Projeto de Lei 12 2024 que regulamenta os motoristas de aplicativo

ACIX sediará Reunião Plenária Regional da FACISC na próxima terça-feira (26)

O evento contará com a presença de diversas autoridades locais e regionais

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.