Digite no mínimo 3 caracteres!
Saúde

Incêndio em Distribuidora de Combustível pode causar problemas à saúde, alerta imunologista

A fumaça pode causar irritação dos tecidos e inflamação da via respiratória

Por: João Victor Araujo
14/11/2023 11h10 - Atualizado há um ano
Incêndio em Distribuidora de Combustível pode causar problemas à saúde, alerta imunologista

O incêndio na distribuidora de combustível em Chapecó completou mais de 24 horas. A ocorrência iniciou por volta das 06h25 de segunda-feira (13). Uma situação que pode trazer sérios problemas respiratórios devido à inalação da fumaça.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

De acordo com a alergista e imunologista, Dra Andressa Zanandréa, a presença de gases, como monóxido de carbono, e pequenas partículas arrastadas pela fumaça até os pulmões pode causar irritação dos tecidos e inflamação. Dependendo da quantidade de fumaça inalada e do tempo de exposição, a pessoa pode evoluir de uma intoxicação respiratória leve até uma parada respiratória em poucos minutos.

A alergista acrescenta que a fumaça contém diversas partículas, incluindo cloro, cianeto e enxofre, que provocam inchaço das vias aéreas, extravasamento de líquido e impedem a passagem do ar pelos pulmões. “A inflamação e o acúmulo de líquido nas vias aéreas podem levar ao desenvolvimento de bronquite ou bronquiolite, impedindo a troca adequada de oxigênio. Além disso, o sistema respiratório comprometido aumenta o risco de pneumonia, que pode se manifestar até três semanas após o incidente”, alerta. 

A exposição à fumaça representa um maior risco para crianças e idosos, devido à fragilidade do sistema imunológico. Pessoas com doenças respiratórias crônicas, como asma e DPOC, assim como aquelas com doenças cardíacas, também estão mais suscetíveis a complicações.

 

Sinais de alerta

Os principais sinais de alerta incluem tosse seca intensa, chiado no peito, dificuldade em respirar, tonturas, enjoos, desmaios, e mudança de coloração na boca e pontas dos dedos para arroxeadas ou azuladas. Ao notar algum destes sintomas, é crucial buscar atendimento hospitalar ou consultar um médico imediatamente.

Dra Andressa pede à comunidade que permaneça atenta aos sintomas e tome as medidas necessárias para preservar a saúde respiratória. A prevenção e o tratamento adequado são fundamentais para minimizar os impactos causados pela exposição à fumaça.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.
 

Veja também

VÍDEO: Uma conversa sobre maternidade real no podcast Entre Linhas

Di Agazzi recebe convidadas especiais para falar sobre o tema.

Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado (10) em Chapecó

Ação terá 27 unidades de saúde abertas e Vacimóvel em dois pontos estratégicos da cidade

Município do Oeste confirma caso de meningite bacteriana em criança de 4 anos

Todas as pessoas que tiveram contato próximo com a criança estão recebendo acompanhamento médico e tratamento preventivo

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.