Digite no mínimo 3 caracteres!
Justiça

Justiça mantém condenação de duas estrangeiras por transportar 20 kg de cocaína em ônibus, no Oeste

Elas foram acusadas pela compra, transporte, guarda e venda da cocaína e acabaram condenadas em 1º grau

Por: João Victor Araujo
23/11/2023 10h04 - Atualizado há um ano
Justiça mantém condenação de duas estrangeiras por transportar 20 kg de cocaína em ônibus, no Oeste

Duas mulheres estrangeiras, uma boliviana e outra peruana, tiveram suas condenações mantidas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, por transportarem em um ônibus, 20 kg de cocaína. O flagrante aconteceu em 14 de outubro de 2022, em Chapecó. 

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Conforme o Poder Judiciário, elas foram acusadas pela compra, transporte, guarda e venda da cocaína e acabaram condenadas em 1º grau a penas de, respectivamente, sete anos e quatro meses de reclusão mais 733 dias-multa e seis anos de reclusão e 600 dias-multa, ambas em regime semiaberto.

O crime

Por volta das 4h10min, as denunciadas transportavam a droga em um ônibus que partiu de Cascavel-PR. Chegaram até a BR-480, em Chapecó, quando foram abordadas pela polícia, que encontrou a mercadoria na parte de baixo dos bancos das rés, embalada em carpete, de forma que se camuflava no interior do ônibus.

Segundo os autos, as denunciadas agiam de forma organizada, em conjunto ou individualmente, planejavam e dividiam entre si as condutas. Dessa forma, adquiriram 20.930 kg da droga e passaram a mantê-la em depósito. Supostamente, o objetivo da dupla era cometer tráfico interestadual, ao transportar a carga até Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

De acordo com as acusadas, um homem lhes pediu para transportar as caixas, que já estariam no interior do ônibus, em troca de uma recompensa de R$ 2,5 mil. Elas aceitaram a proposta. Adquiriram os assentos que o homem as orientou a comprar. Alegam ter achado estranho, mas que o homem disse que as caixas não poderiam desaparecer e que havia pessoas no veículo para lhes vigiar. Garantiram que não sabiam sobre o conteúdo das caixas.

Em recurso, ambas pleitearam absolvição por insuficiência probatória, mas o apelo foi negado pelo TJ. Segundo o magistrado, ainda que se acredite que as denunciadas não soubessem que transportavam especificamente mais de 20 kg de cocaína, todo o contexto permitia intuir que algo ilícito era guardado nas caixas. 

“O momento em que narrou ter suspeitado de algo e não lhe ser mais possível desistir da ação foi apenas quando embarcou no ônibus [...]. Assim, tem-se que a recorrente transportou a droga porque quis, e não porque foi coagida”, conclui. A decisão foi unânime.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.
 

Veja também

Homem é preso após agredir e ameaçar companheira com facão em Chapecó

Mulher relatou que foi agredida e ameaçada com uma faca após uma discussão motivada pelo uso de drogas

MPSC pede internação psiquiátrica de mulher acusada de perseguir casal por cinco anos em SC

A perseguição teria começado há cerca de cinco anos após a acusada ter sido paciente do dentista, uma das vítimas

Criança de três anos é retirada de carro em chamas na SC-465

Foram utilizados aproximadamente 500 litros de água para o resfriamento da parte inferior do veículo

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.