Digite no mínimo 3 caracteres!
Saúde

Mais de oito mil pacientes passaram por cirurgia cardiovascular no Hospital de Xanxerê nos últimos 10 anos

Cateterismos, angioplastias, implantes de marcapasso e exames são outros serviços oferecidos pelo SUS na instituição

Por: Cristine Maraga
16/09/2021 14h09 - Atualizado há um mês

Uma estrutura gigante, construída com uma única finalidade, salvar vidas. É em uma das quatro salas do centro cirúrgico, do Hospital Regional São Paulo, que a transformação acontece. É onde o coração doente recebe a intervenção necessária para devolver a qualidade de vida do paciente.

Qualidade de vida é que o paciente Lino José Nichelle, de 57 anos, aguarda ansiosamente. Ele conversou com a equipe do Canal Ideal enquanto estava hospitalizado na Ala de Cardiologia e teceu elogios ao hospital. “O tratamento é muito bom, eu não posso reclamar. Esse hospital é um exemplo para o Brasil”, disse o morador de Joaçaba. 

Na mesma ala, aguardando pela cirurgia cardíaca nossa equipe encontrou a paciente Lourena da Silva, de 52 anos, moradora de Concórdia. “É uma nova oportunidade. Para mim trabalhar é muito difícil. Sabe que Concórdia é só morros, daí eu vou para o serviço e quando eu volto tenho que subir morro e é muito difícil. A minha respiração é só daqui para cima [apontando para o peito]. Depois que eu fizer a cirurgia vai ser, meu Deus, uma maravilha”, comenta. 

 

Números 

A cirurgia cardiovascular é um trabalho árduo e cauteloso, que movimenta muito mais do que equipamentos, mas uma grande estrutura de recursos humanos. No centro cirúrgico do HRSP, nos últimos 10 anos, 8.728 pacientes passaram por cirurgia, o que corresponde a uma média de 72 procedimentos por mês. E mais de 2 mil pacientes passaram por implante de marcapasso.

Paciente passando por uma cirurgia cardiovascular no Hospital Regional São Paulo, que realiza em média 72 procedimentos assim todos os meses. Foto: Bruno Fagundes/Canal Ideal 

No mesmo período, quase 19 mil cateterismos cardíacos foram realizados; Cinco mil procedimentos de angioplastia foram feitos dentro do HRSP; Mais de 100 mil consultas foram realizadas; além de mais de 55 mil exames como holter 24hs, teste de esforço e eccocardiograma. 

Os procedimentos realizados no HRSP são complexos e acompanhados por equipe multidisciplinar. O tempo de recuperação pós-cirurgia depende do quadro clínico do paciente, mas dentro da Ala de Cardiologia, o paciente recebe todo o acompanhamento necessário para sair do hospital recuperado. 

 

Referência em Cardiologia

Desde 2004 o Hospital Regional São Paulo atua na Alta Complexidade em Cardiologia, com cerca de 97% dos atendimentos realizados pelo SUS. Pacientes de 111 municípios do Oeste catarinense são referenciados para a instituição de Xanxerê. É um serviço que não para de evoluir, para que a população encontre, na região onde reside, o atendimento que precisa na área de cardiologia.

Para comportar mais serviços, a estrutura física também precisa crescer. Novo bloco, por exemplo, um dos pavimentos será exclusivo para a especialidade de cardiologia, com nova hemodinâmica e uma UTI coronariana, que atenderá pacientes infartados. Além da ampliação do centro cirúrgico, aparelhos mais modernos e espaço físico com conforto e qualidade para os atendimentos.

Veja também

Santa Catarina deve liberar uso de máscara ao ar livre em novembro, diz secretário

Medida vai depender do avanço da vacinação e do cenário epidemiológico no estado

Chapecó abre novo agendamento para primeira dose da vacina contra a covid

Vacinação acontece na unidade de saúde Chico Mendes no sábado (30)

Publicidade

VÍDEO: Veja um pouco mais da inauguração da Vitalle Clínica Integrada em Abelardo Luz

Conheça o espaço e os profissionais que são referência para cuidar de sua saúde.