Digite no mínimo 3 caracteres!
Saúde

Ministério da Saúde passa a não recomendar vacinação de adolescentes sem comorbidades

Orientação é recuo em relação à nota publicada no início de setembro que recomendava a vacinação do grupo a partir do dia 15

Por: Canal Ideal
16/09/2021 12h25 - Atualizado há 2 anos
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Saúde publicou uma nota informativa nesta quarta-feira (15) voltando atrás quanto a recomendação da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. A orientação agora é restringir a vacinação a adolescentes com deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

A nova recomendação contraria uma outra nota publicada no dia 2 de setembro, que recomendava a vacinação para esse grupo a partir do dia 15. A decisão acontece em meio ao aumento de relatos de falta de vacinas no país, especialmente para a segunda dose.

O recuo é o segundo na semana: na quarta-feira, após o ministro Marcelo Queiroga dizer que existia "excesso de vacinas", o governo voltou atrás e manteve o intervalo de 12 semanas para a segunda dose da vacina AstraZeneca. A previsão era reduzir para 8 semanas neste mês.

No documento, o Ministério da Saúde justifica a decisão apontando que a "maioria dos adolescentes sem comorbidades" não sofrem de casos graves da doença e destaca ainda "redução na média móvel de casos e óbitos (queda de 60% no número de casos e queda de mais de 58% no número de óbitos por covid-19 nos últimos 60 dias) com melhora do cenário epidemiológico".

Com informações de G1

Veja também

ALERTA: HRO de Chapecó enfrenta superlotação em todos os setores

Unidade tem orientado aos pacientes para procurarem a unidade somente em situações de emergência

Dengue em Xanxerê: Saúde atualiza números de casos no município

Xanxerê se aproxima dos 400 casos confirmados

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.