Digite no mínimo 3 caracteres!
Saúde

Ministério da Saúde passa a não recomendar vacinação de adolescentes sem comorbidades

Orientação é recuo em relação à nota publicada no início de setembro que recomendava a vacinação do grupo a partir do dia 15

Por: Canal Ideal
16/09/2021 12h25 - Atualizado há 2 anos
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Saúde publicou uma nota informativa nesta quarta-feira (15) voltando atrás quanto a recomendação da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. A orientação agora é restringir a vacinação a adolescentes com deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

A nova recomendação contraria uma outra nota publicada no dia 2 de setembro, que recomendava a vacinação para esse grupo a partir do dia 15. A decisão acontece em meio ao aumento de relatos de falta de vacinas no país, especialmente para a segunda dose.

O recuo é o segundo na semana: na quarta-feira, após o ministro Marcelo Queiroga dizer que existia "excesso de vacinas", o governo voltou atrás e manteve o intervalo de 12 semanas para a segunda dose da vacina AstraZeneca. A previsão era reduzir para 8 semanas neste mês.

No documento, o Ministério da Saúde justifica a decisão apontando que a "maioria dos adolescentes sem comorbidades" não sofrem de casos graves da doença e destaca ainda "redução na média móvel de casos e óbitos (queda de 60% no número de casos e queda de mais de 58% no número de óbitos por covid-19 nos últimos 60 dias) com melhora do cenário epidemiológico".

Com informações de G1

Veja também

Concórdia ultrapassa mil casos positivos de dengue

Já são 1.006 casos positivos de dengue no município

ALERTA: HRO de Chapecó enfrenta superlotação em todos os setores

Unidade tem orientado aos pacientes para procurarem a unidade somente em situações de emergência

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.