Digite no mínimo 3 caracteres!
Educação

Ministério Público tenta derrubar leis de ensino domiciliar em Chapecó e SC

MP entrou com ação de inconstitucionalidade questionando regras

Por: Canal Ideal
17/11/2021 11h52 - Atualizado há 2 anos
Foto: Ilustração / Unplash
Foto: Ilustração / Unplash

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)  ingressou com uma ação questionando a lei que autoriza o ensino domiciliar em Santa Catarina, sancionada pelo governador Carlos Moisés no início deste mês. O órgão também apresentou uma ação contra a lei que instituiu o homeschooling em Chapecó, a primeira a entrar em vigor no estado. As informações são da colunista Dagmara Spautz do NSC Total.

O MPSC justificou a ação apontando o entendimento de que cabe à União legislar sobre o assunto e não aos estados e municípios. Ainda em agosto, enquanto a proposta era discutida pela Assembleia Legislativa, um parecer do MPSC apontou que embora o STF tenha decidido que o ensino domiciliar não seja inconstitucional no Brasil, a prática depende de regulamentação federal.

O Conselho Nacional dos Procuradores Gerais já havia se manifestado em outra oportunidade reforçando a competência da União sobre o tema, que envolve mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD), que competem a ela.

A ação do MPSC já tramita no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A relatoria é da desembargadora Maria do Rocio Santa Ritta, que não tem prazo para se manifestar.
 

Veja também

Palestra sobre a Reforma Tributária com o economista chefe da FIESC acontece em Abril, em Xanxerê

O evento, é exclusivo para associados e será realizado no auditório do Hotel Seville, no dia 24 de abril

Auxiliar de veterinário é profissão em alta com formação rápida e acessível

Unoesc oferece curso com mensalidade apartir de R$ 100,00 durante 18 meses

Estudantes da rede pública começam a receber R$ 200 do programa Pé-de-Meia; confira quem tem direito

Serão beneficiados alunos que estiverem matriculados em qualquer série do ensino médio

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.