Digite no mínimo 3 caracteres!
Segurança pública

Motorista que atropelou e matou adolescente em Chapecó agiu intencionalmente, diz polícia

Inquérito policial foi concluído nesta quarta-feira (01)

Por: Canal Ideal
01/12/2021 16h30 - Atualizado há 2 anos
Francisco Dalla Costa, de 16 anos, era atleta da Escolinha do Grêmio. Foto: Escolinha do Grêmio
Francisco Dalla Costa, de 16 anos, era atleta da Escolinha do Grêmio. Foto: Escolinha do Grêmio

A Polícia Civil concluiu nesta quarta-feira (01) o inquérito policial que investigou a morte de Francisco Dalla Costa, de 16 anos. O adolescente foi atropelado na madrugada do dia 20 de novembro na linha Rodeio Chato, no interior de Chapecó. A investigação ocorreu por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Fronteira de Chapecó.

Conforme a investigação, o motorista, de 25 anos, atropelou de forma intencional Francisco e outro jovem de 16 anos que foi socorrido e segue se recuperando. A Polícia Civil informou ainda que o autor segue preso e foi indiciado por um homicídio consumado e um homicídio tentado. A pena pode variar de 6 a 20 anos. O inquérito policial foi enviado ao Poder Judiciário e seguirá os trâmites legais.

Relembre o caso

O atropelamento de Francisco e outro adolescente ocorreu enquanto eles seguiam em direção a uma festa. Momentos antes do atropelamento o motorista teria se envolvido em uma briga por ciúmes durante uma festa em um clube.

Segundo o delegado que investiga o caso, Thiago de Oliveira, testemunhas disseram ele estava sob o efeito de bebida alcoólica e drogas.

“Testemunhas relataram que ele bebeu muito e também foi visto usando droga, ocasião em que teria iniciado uma discussão porque alguém supostamente olhou para sua namorada. Em decorrência disso foi desferir um soco em um dos aniversariantes, porém acertou o pai deste, iniciando uma confusão generalizada”, relatou Oliveira.

Em seguida, por volta das 3h, o suspeito deixou a festa em um carro Renault/Sandero de cor prata. Antes disso, segundo a investigação, deu um chute no veículo da mãe do aniversariante, quebrando o para-choque, e depois entrou no seu próprio carro para fugir.

“O suspeito teria tentado atropelar outras pessoas ainda nas dependências da festa, quando então teria mencionado que sairia atropelando “todo mundo”, e que sairia para buscar uma arma, pois “mataria todo mundo”, detalhou Oliveira.

Naquele momento, sete jovens caminhavam na lateral da rua em direção à mesma festa quando foram surpreendidos pelo veículo. “Ele entrou na contramão repentinamente e atropelou os jovens. Alguns conseguiram fugir, mas os dois de 16 anos foram atingidos”, complementou o delegado. “O veículo utilizado para a prática da infração penal em nenhum momento tentou a frenagem, nem antes e nem após atingir às vítimas.”

Prisão

O motorista estava sozinho no carro e fugiu sem prestar socorro às vítimas. O homem se apresentou com advogado na Delegacia de Polícia Civil no dia 21 de novembro e foi preso preventivamente. Em seu depoimento, conforme a polícia, alegou que “as pessoas entraram no meio da pista, não viu e fugiu após ter ficado com medo.”

O homem tem antecedentes criminais por resistência e desacato. A polícia trata o caso como homicídio doloso e tentativa de homicídio. A reportagem do ND+ não conseguiu contato com a defesa do suspeito, mas o espaço segue aberto para contraponto.

Morte cerebral

O Corpo de Bombeiros Militar informou no relatório da ocorrência que socorreu Francisco ainda com vida. O jovem estava inconsciente com TCE (traumatismo cranioencefálico) e suspeita de lesão na coluna. Infelizmente, o garoto, que era filho de um médico do município, teve morte cerebral diagnosticada no fim da tarde do dia 21 de novembro, no Hospital Unimed.

O segundo adolescente vítima do atropelamento foi atendido consciente, segundo os bombeiros. O garoto sofreu diversos cortes pelo corpo, suspeita de fratura no nariz, contusão no crânio e teve dentes quebrados. As informações são do Portal ND+.

Veja também

Adolescente, de 17 anos, mata padrasto para salvar a mãe e irmã de agressões em SC

Menor de idade fugiu após o crime e se segue sendo procurado, segundo a Polícia Civil. Caso aconteceu em Lages, na Serra.

VÍDEO: câmeras flagram momento que avião, que saiu de Chapecó, sofre acidente durante aterrissagem no RS

O avião, modelo Learjet 75, seria de propriedade da Cimed e o empresário João Adibe, divulgou uma nota de esclarecimento, confirmando o ocorrido.

Caminhão tomba e interdita o trânsito na BR-282, em Ponte Serrada

O trânsito foi liberado apenas durante a tarde

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.