Digite no mínimo 3 caracteres!
Saúde

Novo remédio aprovado pela Anvisa facilita tratamento do HIV

Remédio é indicado para adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade

Por: Canal Ideal
26/11/2021 17h31 - Atualizado há 2 anos
Além de ser dose única, o Dovato também pode ser ingerido em jejum. Foto: Divulgação
Além de ser dose única, o Dovato também pode ser ingerido em jejum. Foto: Divulgação

Nesta semana, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou um novo medicamento para o tratamento do HIV: o Dovato, um comprimido de dose única diária, composto por duas medicações, o Dolutegravir de 50 mg e o Lamivudina, de 300 mg.

O remédio é indicado para adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade, com peso mínimo de 40 kg, sem histórico de resistência ao Dolutegravir ou ao Lamivudina. Além de ser dose única, o Dovato também pode ser ingerido em jejum.

"Há diversos estudos que mostram que quando o tratamento é com uma única pílula, o risco de falha —por esquecimento de tomar o remédio, por exemplo— é bem menor. Então isso facilita na adesão ao tratamento", diz o médico também pesquisador do Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS em São Paulo

De acordo com a GSK/ViiV Healthcare, farmacêutica responsável pelo desenvolvimento do remédio, o Dovato é composto pelas duas moléculas, sendo que o Dolutegravir atua ao impedir que o DNA viral se integre ao material genético das células humanas. Já o Lamivudina age interferindo na conversão do RNA viral em DNA, impedindo assim a multiplicação do vírus.

Inclusive, ambos medicamentos já são utilizados para o tratamento do HIV —de forma separada. Inicialmente, o paciente toma um coquetel padrão que, além do Dolutegravir ou do Lamivudina, possui o Tenofovir. "Portanto, o Dovato só é indicado se o paciente apresentar controle viral após 6 meses", afirma.

Ainda segundo o infectologista, a longo prazo, o Tenofovir pode causar problemas renais e perda de massa óssea, pois apresenta maior toxicidade. Por isso, esse novo remédio aparece como uma boa opção. "Sendo um só comprimido, o medicamento ajuda na qualidade de vida das pessoas, evita a falha e ainda apresenta menos toxicidade renal e óssea", diz Madruga.

Eficácia e segurança

Um estudo divulgado na 18ª Conferência Europeia de AIDS avaliou a eficácia, segurança e tolerabilidade do medicamento em pacientes que receberam Dovato conforme a prescrição de seus médicos.

Chamado de URBAN, o estudo mostrou que a combinação de Dolutegravir e Lamivudina teve bons resultados no controle do vírus do HIV em um ano, sem casos de desenvolvimento de resistência. Em relação à segurança, os riscos de efeitos adversos graves e descontinuações foram baixos. As informações são do Portal UOL.

Veja também

Alunos de escola recebem teatro de orientações contra a dengue em Abelardo Luz

A atividade marcou o encerramento de um projeto desenvolvido pela diretoria escolar

Dengue em Xanxerê: mais quatro casos confirmados no município

Ao todo, o município já registra 54 casos da doença

URGENTE: HRSP, de Xanxerê, alerta para a superlotação da emergência

Conforme a administração do HRSP nos últimos dias, em média, a instituição realizou 200 atendimentos diários.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.