Digite no mínimo 3 caracteres!
Comunidade

Parque Estadual das Araucárias volta a receber público a partir desta quinta-feira (16)

Serão inauguradas as novas placas informativas da Trilha do Mirante das Araucárias, Trilha da Cascata e da Trilha da Corredeira do Rio Araçá

Por: Felipe Bastos
14/09/2021 15h20 - Atualizado há 2 dias
Atendimento ao público seguirá todas as medidas de prevenção ao coronavírus. Foto: Arquivo/IMA
Atendimento ao público seguirá todas as medidas de prevenção ao coronavírus. Foto: Arquivo/IMA

A Unidade de Conservação Parque Estadual das Araucárias (PAEAR), localizada nos municípios de São Domingos e Galvão, volta a receber público a partir desta quinta-feira (16), a partir das 14h. Na reabertura, serão inauguradas as novas placas informativas da Trilha do Mirante das Araucárias, Trilha da Cascata e da Trilha da Corredeira do Rio Araçá. “Durante o período em que o parque ficou fechado, aproveitamos para realizar alguns reparos necessários nas estruturas, como a substituição das placas internas e informativas das trilhas, com o objetivo de receber melhor os visitantes”, explicou o coordenador da unidade, Mikon Moraes.

O atendimento ao público seguirá todas as medidas de prevenção ao coronavírus; portanto, é obrigatório o uso de máscara por todos os visitantes. Para percorrer as trilhas, os visitantes precisam do acompanhamento e orientação de guias. Grupos maiores, como escolas, universidades e demais organizações, precisam agendar previamente.

A visitação na unidade ocorre de quarta-feira a domingo, das 9 às 17 horas. Os visitantes são recebidos pela equipe cogestora da unidade, Grupo de Apoio de Unidades de Conservação (GRIMPEIRO), que conduz o público aos atrativos, sempre respeitando às medidas de prevenção à Covid-19.  

Sobre o Parque

O Parque Estadual das Araucárias conta com três trilhas ecológicas: a Trilha do Mirante das Araucárias, a Trilha da Cascata e a Trilha da Corredeira do Rio Araçá. A Trilha do Mirante das Araucárias possui um percurso total de 2.150 metros, tendo como principais atrativos a araucária centenária, o mirante das araucárias e a roda d'água.

Estima-se que a araucária centenária tenha mais de 500 anos de idade. Essa árvore majestosa, que se ergue sobre um tronco de aproximadamente dois metros de diâmetro, desempenha um papel importantíssimo para o ecossistema e preservação da mata nativa.

O mirante das araucárias possui 8 metros de altura e do local é possível ver boa parte da extensão da Unidade de Conservação. O mirante é propício para a observação de aves e mamíferos que transitam pela área. A roda d’água pertencia aos moradores que viviam no local, antes de este se tornar uma unidade de conservação. Ela foi revitalizada e hoje se tornou um ponto atrativo da história local.

Veja também

Assinado acordo para obras de ampliação e revitalização de estradas federais em Santa Catarina

Acordo de Cooperação Técnica que garante a parceria foi assinado no fim da tarde desta quarta-feira (15), em Brasília.

VÍDEO: Grupo Bem Estar Animal promove brechó nos dias 16 e 17 de outubro, em Xanxerê

Esta é a 9ª edição do evento que visa arrecadar valores para que o grupo possa dar continuidade aos trabalhos