Digite no mínimo 3 caracteres!
Comunidade

Parque Estadual das Araucárias volta a receber público a partir desta quinta-feira (16)

Serão inauguradas as novas placas informativas da Trilha do Mirante das Araucárias, Trilha da Cascata e da Trilha da Corredeira do Rio Araçá

Por: Felipe Bastos
14/09/2021 15h20 - Atualizado há um mês
Atendimento ao público seguirá todas as medidas de prevenção ao coronavírus. Foto: Arquivo/IMA
Atendimento ao público seguirá todas as medidas de prevenção ao coronavírus. Foto: Arquivo/IMA

A Unidade de Conservação Parque Estadual das Araucárias (PAEAR), localizada nos municípios de São Domingos e Galvão, volta a receber público a partir desta quinta-feira (16), a partir das 14h. Na reabertura, serão inauguradas as novas placas informativas da Trilha do Mirante das Araucárias, Trilha da Cascata e da Trilha da Corredeira do Rio Araçá. “Durante o período em que o parque ficou fechado, aproveitamos para realizar alguns reparos necessários nas estruturas, como a substituição das placas internas e informativas das trilhas, com o objetivo de receber melhor os visitantes”, explicou o coordenador da unidade, Mikon Moraes.

O atendimento ao público seguirá todas as medidas de prevenção ao coronavírus; portanto, é obrigatório o uso de máscara por todos os visitantes. Para percorrer as trilhas, os visitantes precisam do acompanhamento e orientação de guias. Grupos maiores, como escolas, universidades e demais organizações, precisam agendar previamente.

A visitação na unidade ocorre de quarta-feira a domingo, das 9 às 17 horas. Os visitantes são recebidos pela equipe cogestora da unidade, Grupo de Apoio de Unidades de Conservação (GRIMPEIRO), que conduz o público aos atrativos, sempre respeitando às medidas de prevenção à Covid-19.  

Sobre o Parque

O Parque Estadual das Araucárias conta com três trilhas ecológicas: a Trilha do Mirante das Araucárias, a Trilha da Cascata e a Trilha da Corredeira do Rio Araçá. A Trilha do Mirante das Araucárias possui um percurso total de 2.150 metros, tendo como principais atrativos a araucária centenária, o mirante das araucárias e a roda d'água.

Estima-se que a araucária centenária tenha mais de 500 anos de idade. Essa árvore majestosa, que se ergue sobre um tronco de aproximadamente dois metros de diâmetro, desempenha um papel importantíssimo para o ecossistema e preservação da mata nativa.

O mirante das araucárias possui 8 metros de altura e do local é possível ver boa parte da extensão da Unidade de Conservação. O mirante é propício para a observação de aves e mamíferos que transitam pela área. A roda d’água pertencia aos moradores que viviam no local, antes de este se tornar uma unidade de conservação. Ela foi revitalizada e hoje se tornou um ponto atrativo da história local.

Veja também

1º Cicloturismo Campina da Cascavel de Xanxerê arrecada mais de mil quilos de alimentos

Entrega dos alimentos para entidades assistenciais será nesta terça-feira (26)

Divulgada lista de artistas credenciados em edital de Intervenção Cultural de Xanxerê

Das 24 inscrições realizadas nas categorias Coletiva e Individual, 12 foram aprovadas

Xanxerê decreta ponto facultativo alusivo ao Dia do Servidor Público

Dia do servidor público será comemorado no próximo dia 28 de outubro