Digite no mínimo 3 caracteres!
Agro

Pesquisa na Unoesc avalia tratamentos alternativos ao uso de antibióticos em suínos

O estudo ocorre na granja de suínos do campus Xanxerê e é realizada por duas acadêmicas do curso de medicina veterinária

Por: Cristine Maraga
23/08/2021 14h12 - Atualizado há 2 anos
Pesquisa na Unoesc avalia tratamentos alternativos ao uso de antibióticos em suínos

O crescente uso de antimicrobianos, os conhecidos antibióticos, é uma preocupação não apenas na saúde humana, mas também na saúde animal. Na granja de suínos da Unoesc de Xanxerê, uma pesquisa em andamento no curso de medicina veterinária tem investigado alternativas para a redução no uso deste tipo de medicamentos na suinocultura.

Conforme explica a professora de suinocultura, Aline Fernanda Lopes Paschoal, a pesquisa analisa o tratamento tradicional e outros quatro alternativos ao uso de antimicrobianos. Serão mais de 40 dias de observações e testes.

Os professores determinaram o delineamento experimental do projeto e duas acadêmicas do curso de medicina veterinária são as responsáveis pela pesquisa. Uma delas é a Alana Ribeiro, que está no oitavo período do curso. É ela que alimenta os animais, faz as pesagens e todo o controle necessário, desde a temperatura do ambiente até a observação do comportamento dos suínos. 

A pesquisa pode servir para o mercado da suinocultura, não apenas para a redução do uso de medicamentos, mas também com a formação de profissionais mais qualificados para atuarem no setor, conforme informou o professor de nutrição animal, Tiago Goulart Petrolli. 

Para saber mais detalhes do estudo assista a reportagem produzida pelo Canal Ideal. 

Veja também

Governo do Estado sanciona Lei para manejo sustentável dos javalis

A medida foi aprovada nesta sexta-feira (15)

Praga perigosa para lavouras gera alerta em Santa Catarina; entenda

A Cidasc iniciou uma operação para verificar e combater o 'caruru gigante'.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.