Digite no mínimo 3 caracteres!
Geral

Santa Catarina chega a 3 milhões de novas identidades emitidas

Documento usa o CPF como identificação única em todo o Brasil

Por: Daiane da Silva
26/10/2026 08h03 - Atualizado há 9 horas
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Santa Catarina chegou à marca de 3 milhões de CIN (Carteiras de Identidade Nacional) emitidas, volume equivalente a aproximadamente 36% da população do estado. 

O documento substitui o antigo modelo de identidade e adota o CPF como número único de identificação em todo o país.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Emissão exige etapas de verificação

A emissão da CIN em Santa Catarina é realizada pela Polícia Científica, responsável pela identificação civil no estado. 

Segundo o órgão, o processo inclui coleta de dados, biometria, fotografia e etapas de conferência e validação das informações antes da entrega do documento.

O diretor técnico-científico de Identificação Civil e Criminal da Polícia Científica, Álvaro Augusto Mesquita Hamel, destaca que a conferência dos dados é fundamental para garantir a segurança da identidade e confirmar que o documento corresponde ao titular.

CPF é o número único de identificação

A CIN foi criada para padronizar a identificação dos brasileiros. Com o CPF como número único, o modelo elimina a possibilidade de uma mesma pessoa ter diferentes números de RG (Registro Geral) emitidos por estados distintos.

O documento também conta com recursos de segurança, como um QR Code que permite verificar sua autenticidade.

Identidade também tem versão digital

Além da versão física, a CIN pode ser acessada digitalmente pelo aplicativo GOV.BR. A alternativa permite que o cidadão consulte o documento pelo celular.

A implantação do novo modelo busca tornar a identificação mais uniforme em todo o território nacional, além de ampliar os mecanismos de segurança contra fraudes.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Empresário Antônio Tozzo morre aos 98 anos

Fundador deixa legado marcado pelo empreendedorismo e pela dedicação à família; velório será realizado em Cordilheira Alta

VÍDEO: Chuva causa alagamentos, danifica estradas e provoca desabamento de muro em Xanxerê

A chuva intensa registrada neste sábado (24) provocou diversos transtornos em Xanxerê.

VÍDEO: Artesã encontra no artesanato uma paixão que continua na aposentadoria

Marilene dedica parte do tempo aos enfeites de Natal, bolsas e nécessaires

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.