Digite no mínimo 3 caracteres!
Cotidiano

Satélite desenvolvido em Santa Catarina será lançado ao espaço no início de 2022

O nanossatélite é o primeiro a ser totalmente desenvolvido pela indústria brasileira

Por: Canal Ideal
13/09/2021 11h38 - Atualizado há 2 anos
O nanossatélite pesa cerca de dez quilos e seu tamanho é um pouco superior ao de uma caixa de sapatos. Foto: Divulgação/Senai
O nanossatélite pesa cerca de dez quilos e seu tamanho é um pouco superior ao de uma caixa de sapatos. Foto: Divulgação/Senai

O primeiro satélite desenvolvido totalmente por empresas brasileiras está previsto para entrar em órbita no início de 2022. O nanossatélite foi desenvolvido no Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados, em Florianópolis e é uma parceria entre a empresa Visiona Tecnologia Espacial – joint-venture entre a Embraer e a Telebrás - o Instituto Senai e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). 

A previsão de lançamento para o início do ano que vem foi divulgada pela Embrapii. Segundo informações do Portal NSC Total, este satélite é o projeto-piloto de série que deve ser fabricada comercialmente no Brasil. Entre as utilidades previstas para esse equipamento estão melhorar conectividade em tecnologias para cidades inteligentes, monitorar cidades, agricultura e pecuária, coletar informações ligadas a clima e preservação da natureza, entre outras.

A coordenação do projeto é do diretor do instituto, André Pierre Mattei, e foi lançado em 2018, com a expectativa de desenvolver tecnologia nacional para o setor espacial. Ele foi classificado no grupo de nanossatélites, pois pesa cerca de quilos. O seu tamanho é um pouco superior ao de uma caixa de sapatos, com dimensões de 30cm x 20cm x 10cm. Conta com sistemas de navegação, de supervisão de bordo, rádio e outras tecnologias desenvolvidas pela indústria espacial brasileira. O investimento previsto foi de R$ 12 milhões.

Projeto Constelação Catarina

Lançado este ano, o Instituto Senai conta ainda com outro projeto de nanossatélite. Trata-se do Constelação Catarina, um acordo entre o governo de Santa Catarina, Ministério da Ciência e Tecnologia e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para desenvolver programa de satélite que visa oferecer serviços de vigilância pública para estados e cidades de todo o Brasil, começando por SC.

Informações NSC.

Veja também

Dia do Escoteiro: conheça mais da história do Grupo de Escoteiros Caingangue, de Xanxerê

Em Xanxerê, o Grupo de Escoteiros Caingangue vai completar, no dia 07 de setembro de 2024, 50 anos de fundação

Casa da Cultura Maria Rosa convoca associados para Assembleia

A reunião acontece no dia 29 de abril, às 10h. Confira a pauta

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.