Digite no mínimo 3 caracteres!
Saúde

Taxa de ocupação de leitos em UTIs pediátricas de SC chega a 97,83%

A crise de ofertas de leitos nas UTIs infantis do estado, tem exigido ações emergenciais

Por: Canal Ideal
16/05/2022 11h08 - Atualizado há um ano
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Segundo dados do Painel de Leitos da Secretaria de Estado da Saúde atualizados na última terça-feira (10), em Santa Catarina apenas dois leitos estão disponíveis na UTI pediátrica da rede pública de saúde. A taxa de ocupação é de 97,83%.

Essa crise de ofertas de leitos nas UTIs infantis do estado, tem exigido ações emergenciais e um plano de ação de médio prazo para a melhoria da infraestrutura de atendimento de casos graves de pacientes pediátricos e neonatais.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

O médico Marcelo Guargacz, diz que este aumento na demanda por leitos em 2022 é reflexo do crescimento significativo de casos de infecções respiratórias em crianças. O aumento é visível principalmente na comparação com o primeiro semestre dos últimos dois anos, quando crianças permaneceram em casa por conta da pandemia da covid-19 e houve queda nas ocorrências de crises de asma, bronquites comunitárias e bronquiolite (doenças comuns nos primeiros meses de vida das crianças).

De acordo com o médico, o aumento de leitos as UTIs pediátricas e neonatais são necessárias. “Esse incremento da oferta, muito necessário, exige planejamento e medidas de médio prazo e deve ser iniciado o mais rapidamente possível”, afirma.

É fundamental que o governo dedique atenção máxima à gestão da infraestrutura disponível e ao mesmo tempo, como medida paliativa, é necessário o alerta à comunidade sobre a necessidade da prevenção às infecções respiratórias.

“Em paralelo, o Governo precisa planejar e executar ações de ampliação da infraestrutura de atendimento”, comenta o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro.

O investimento na infraestrutura e a mobilização política para garantis a habilitação de mais leitos de UTIs pediátricas para o estado no SUS são medidas necessárias para garantir a manutenção financeira das estruturas.

Informações NSC

Veja também

SC ultrapassa pela 1ª vez a marca de 100 mortes por dengue em um único ano

Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) afirma que são mais de 62 mil casos confirmados.

75% dos pacientes atendidos no setor de emergência do hospital não são graves, alerta HRSP

Alta demanda deste tipos de paciente tem causado lentidão no atendimento e a superlotação

ATENÇÃO: saúde confirma mais de 300 casos de dengue em Xanxerê

Ao todo, segundo o boletim epidemiológico, são 296 autóctones e 10 importados.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.