Digite no mínimo 3 caracteres!
Cotidiano

Última superlua do ano será visível em SC na quinta-feira (11)

O fenômeno ficará visível durante toda a noite, mas a primeira hora após o nascimento é o melhor horário para observar

Por: Canal Ideal
09/08/2022 08h22 - Atualizado há um ano
Foto: Cristiane Patricia Bohn Ferreira/Reprodução/ND
Foto: Cristiane Patricia Bohn Ferreira/Reprodução/ND

Na próxima quinta-feira (11), ocorre a última superlua de 2022 e será visível em Santa Catarina. O fenômeno ocorre quando a Lua Cheia ou a Lua Nova coincidem com o momento em que o astro está mais próximo, o que dá a impressão de o satélite natural estar maior.

Para observar a superlua, basta o céu estar limpo, não é preciso nenhum equipamento especial, conforme explicou o professor de astronomia da UFSC, Alexandre Zabot em entrevista ao Portal ND. O fenômeno ficará visível durante toda a noite, mas a primeira hora após o nascimento é o melhor horário para observar. 

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

É possível acompanhar o fenômeno por sites ou aplicativos de astronomia, como Skywalk, Starchart, Sky Saari ou Stellarium, que podem ajudar a descobrir os melhores horários de visibilidade em cada região. Uma opção também é assistir pelo canal “Notícias da Astronomia“, de um morador de Florianópolis.

Outro fenômeno que também irá surgir é a chuva de meteoros Perseidas, que conta com até 100 meteoros por hora. Mas as notícias não são boas para os catarinenses: será praticamente impossível acompanhar no Estado.

“O ponto onde acontece a irradiação nasce bem no fim da madrugada, no Norte, quase no horizonte, e depois já amanhece. Mesmo com tempo bom, dificilmente alguém conseguirá acompanhar, porque estará muito baixo no céu e perto do horizonte”, explica Zabot. “Só será visível no Norte do Brasil”, finaliza.

Informações Portal ND

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Dia do Escoteiro: conheça mais da história do Grupo de Escoteiros Caingangue, de Xanxerê

Em Xanxerê, o Grupo de Escoteiros Caingangue vai completar, no dia 07 de setembro de 2024, 50 anos de fundação

Casa da Cultura Maria Rosa convoca associados para Assembleia

A reunião acontece no dia 29 de abril, às 10h. Confira a pauta

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.