Digite no mínimo 3 caracteres!
Comunidade

Vereador quer proibir banheiro unissex em espaços públicos e privados de cidade de SC

Caso a lei seja aprovada e haja descumprimento, haverá multa que pode chegar a R$ 1.700

Por: Canal Ideal
01/12/2021 16h09 - Atualizado há 2 anos
Vereador de Joinville quer proibir banheiro unissex em espaços públicos e privados. Foto: Pixabay
Vereador de Joinville quer proibir banheiro unissex em espaços públicos e privados. Foto: Pixabay

Após a polêmica sobre uso de banheiros unissex – que podem ser utilizados tanto por homens como por mulheres – em uma rede de fast food, um vereador de Joinville, no Norte de Santa Catarina, quer proibir esse tipo de espaço na cidade.

O projeto de lei complementar é de autoria do vereador Diego Machado (PSDB) e começou a tramitar na Câmara de Vereadores nesta semana. A proibição dos banheiros unissex, segundo a proposta, valeria tanto para espaços públicos quanto privados.

“Sem qualquer tipo de discriminação, o que se pretende é preservar a intimidade, segurança e inibir a importunação sexual, assédio ou outros constrangimentos de cunho sexual, garantindo a devida privacidade a mulheres e crianças”, justifica o vereador.

Se aprovado o projeto, ficam proibidos os banheiros unissex tanto em ruas, praças, prédios e outros espaços públicos como em lojas, bancos, escolas particulares e outros estabelecimentos privados.

Haveria exceção nos casos em que os banheiros são destinados a pessoas com deficiência ou naqueles usados individualmente, isto é, com uma pessoa por vez.

Caso a lei seja aprovada e haja descumprimento, haverá multa de 5 UPMs (cerca de R$ 1.700), dobrada em caso de reincidência; suspensão de atividades por cinco dias úteis na segunda reincidência e cancelamento do alvará de licença no caso de reincidência infracional em período menor que um ano.

Antes de ir à votação no plenário, o projeto ainda precisa passar pelas comissões de Legislação, Justiça e Redação e Cidadania e Direitos Humanos. As informações são do Portal ND+.

Veja também

VÍDEO: igreja católica tem extensa programação para a Semana Santa

A programação inicia na terça-feira (26) e segue até o domingo (31)

Tatiane Schmidt é eleita a Miss Concórdia 2024; confira como foi o evento

A primeira princesa foi eleita Ana Carolina Tubin e a segunda princesa será Emanuele Duarte

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.