Digite no mínimo 3 caracteres!
Saúde

Voo que traria vacinas da covid para crianças em SC chega apenas com doses contra febre amarela

Há uma nova previsão para que as doses cheguem ao Estado, por volta das 14h desta sexta-feira (14)

Por: Canal Ideal
14/01/2022 10h48 - Atualizado há 2 anos
Foto: Eduarda Demeneck/NSC TV
Foto: Eduarda Demeneck/NSC TV

O voo que traria a primeira remessa da vacina pediátrica da Pfizer para Santa Catarina trouxe apenas imunizantes conta a febre amarela. Há uma nova previsão para que as doses cheguem ao Estado, por volta das 14h desta sexta-feira (14). Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) a reprogramação não muda a estratégia de distribuição aos municípios.

Aguardavam a chegada do voo o secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro, o superintendente de Vigilância em Saúde Eduardo Macério e o superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Rogerio Ribeiro.

Em nota, a SES informou que a mudança no horário do voo foi feita de última hora por parte do Ministério da Saúde (confira a íntegra abaixo).

A secretaria espera distribuir todas as doses nas 17 regionais de saúde até sábado (15). Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, o secretário da pasta André Motta Ribeiro disse que a vacinação desse público depende ainda de uma normativa do governo federal

“Em 24 horas distribuiremos para todos os municípios e eles podem a partir de amanhã [sábado], uma vez autorizado pelo Ministério, começar já a campanha de vacinação”, disse.

A quantidade pequena de vacinas também foi comentada pelo secretário. A estimativa é que Santa Catarina tenha 650 mil crianças de 5 a 11 anos. Na prática, o quantitativo que desembarcou no Estado é suficiente para aplicar em pouco mais de 6% da meta.

“É um percentual pequeno. Nós recebemos com certo atraso, essa liberação da Anvisa aconteceu há mais de três semanas, mas as [crianças com] comorbidade, aquelas crianças que são mais frágeis, terão prioridades”, disse o secretário.

Crianças com idade entre 5 e 11 anos, com comorbidades, indígenas e quilombolas serão vacinadas com prioridade. O público deve ser ampliado com a chegada de mais imunizantes e a divulgação do cronograma deve partir de cada prefeitura.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES/SC) informa que as 39.800 doses pediátricas que estavam previstas para chegar ao estado nesta manhã (14), às 8h25, não vieram no voo esperado.

Houve uma reprogramação de última hora no envio das doses, por parte do Ministério da Saúde (MS), que só foi informada à SES/SC nesta manhã. A nova previsão é que as doses cheguem ao estado às 14h05 desta sexta.

A alteração, por parte do MS, não muda a programação de distribuição de vacinas para as UDVEs, prevista para ocorrer no sábado (15), a partir das 7h00. O estado de Santa Catarina está preparado para iniciar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, a partir do recebimento dessas doses. As informações são do Portal NSC Total.

Veja também

ATENÇÃO: saúde confirma mais de 300 casos de dengue em Xanxerê

Ao todo, segundo o boletim epidemiológico, são 296 autóctones e 10 importados.

Criança, de 3 anos morre em decorrência Covid-19 em SC; vítima não era vacinada

Segundo a Vigilância Epidemiológica, a vítima tinha asma, uma das comorbidades agravadas pelo coronavírus

Saúde de Concórdia confirma circulação local do tipo 2 da dengue

Pacientes que já contraíram o tipo 1 da doença podem ser infectados novamente

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.