Digite no mínimo 3 caracteres!
Gestão Ideal - por Celuppi Contabilidade

A importância das parcerias para empreendedores iniciantes

Leia mais detalhes aqui na coluna Gestão Ideal!

Por: Canal Ideal
23/06/2022 17h00 - Atualizado há um ano
A importância das parcerias para empreendedores iniciantes

Se firmar no mercado pode ser um grande empecilho. Neste aspecto, criar e manter parcerias pode ser uma atitude bastante benéfica para o seu negócio.

E um dos motivos é simples: você pode agregar valores e ganhar visibilidade de pessoas que não fazem parte do seu público-alvo, mas que podem ser essenciais para a construção da sua reputação nesse mesmo mercado em que deseja se firmar.

Parcerias bem-feitas podem ser, portanto, essenciais para você ser notado.

Mas, afinal, o que é parceria? Oras, ela nada mais é do que duas empresas que se unem com um objetivo em comum para se destacarem (juntas) no mercado, de forma que ambas possam fomentar seus lucros a partir deste acordo.

E não se engane que apenas pequenas empresas se beneficiam desta prática, grandes marcas podem se surpreender quando entendem que parcerias com pequenos fornecedores podem ser um diferencial para sua marca.

Para o pequeno empreendedor, há o aumento da demanda por seus produtos, que pode ser fundamental para estabilidade no mercado.

O primeiro passo é começar a parceria

Entenda o que a sua empresa oferece e como ela pode agregar valor para outras empresas, mesmo que seu público-alvo seja diferente do que é o objetivo do seu parceiro, não se esqueça que há o ganho de visibilidade e você pode alcançar outros públicos para oferecer seus produtos e serviços.

Se for necessário, pesquise soluções criativas, outras nem precisam ser tão criativas assim, basta pensar um pouco diferente, que você já consegue ver a quantidade de oportunidades ao seu redor.

Seja fornecedor de matéria-prima

Dependendo do seu tipo de negócio, você pode oferecer para lojas e prestadores de serviço da sua própria localidade, ali por perto mesmo. Eles já teriam que comprar de outros fornecedores, que tal que seja de você?

Então, ofereça preço ou facilidade de pagamento diferenciada para seus “vizinhos”. E a melhor qualidade, é claro.

Isso significa que se você é dono de hortifrúti, por exemplo, você pode continuar vendendo para os clientes que vão à loja e, também, para o restaurante no fim da rua, para a boleira/doceira do bairro. Assim, você vai faturar pelos 2 lados: no varejo e no atacado.

Talvez, seja necessário bastante conversa e um poder de convencimento maior da sua parte, ajuste suas expectativas e vá em frente.

Ou se você for a boleira do bairro, pode oferecer seus produtos para os restaurantes, lanchonetes ou pizzarias, assim, estes estabelecimentos terão um diferencial (servir sobremesa), sem precisar fabricá-lo. E o seu selo vai no seu produto.

E não tenha medo de ajudar outros negócios, há espaço para todos no mercado. Você não consegue agradar a todos os clientes, da mesma forma como seus concorrentes.

Mais importante: seja honesto, não tente ganhar em cima de outros negócios, porque eles também são feitos de pessoas que trabalham, como você.

O verdadeiro empreendedorismo não é isso, é ajuda mútua, sem canibalismo no mercado. Combinados?

Gostou do conteúdo? Nos siga nas nossas redes sociais e fique de olho no nosso blog, sempre postamos informações relevantes para você tocar o seu negócio da melhor maneira e alcançar os seus objetivos!
 

Veja também

Quer investir em criptomoedas? Saiba que elas também são tributáveis

Leia mais detalhes aqui na coluna Gestão Ideal!

No vídeo de hoje vamos falar sobre tributação de bens

Veja mais detalhes aqui na coluna Gestão Ideal!

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.