Digite no mínimo 3 caracteres!
Cabelo saudável - por Rosane Moresco

Cabelo Saudável: Entenda as manifestações do seu couro cabeludo

A oleosidade excessiva, caspa, dermatite e psoríase são algumas delas

Por: Canal Ideal
29/07/2022 11h54 - Atualizado há um semana
Cabelo Saudável: Entenda as manifestações do seu couro cabeludo

Você já prestou atenção nas manifestações do seu couro cabeludo? Sim, o nosso couro cabeludo dá sinais de que algo não está bem. Preste atenção, pois vou explicar a partir de agora um pouco mais sobre isso. 

As manifestações do couro cabeludo mais frequentes nos afetam diretamente e, na maioria das vezes, buscamos sozinhos solucionar o problema, pois supomos entender o sistema da microbiota do nosso couro cabeludo.

Em algum momento da vida você pode ter se deparado com oleosidade excessiva, caspa, dermatite e psoríase. Essas são algumas das manifestações. 

A caspa e a dermatite afetam as áreas seborreicas do corpo. Ambas possuem a mesma condição de base e respondem a tratamentos similares, mas possuem localidade e gravidade diferenciadas e atingem metade da população adulta. 

Vamos entender e identificar estas patologias:

Seborreia 

É o excesso de produção de sebo, atinge regiões com maior concentração de glândulas sebáceas, como por exemplo a face e couro cabeludo.

Caspa

Descamação fina do couro cabeludo, não é acompanhada de inflamação, é em flocos e solta, começa na puberdade e atinge o pico de incidência e gravidade a partir dos 20 anos, sendo mais relevante entre pessoas com mais de 50 anos.

Dermatite

Descamação em placas e oleosa, acometida de inflamação, pruridos e edemas, sua incidência tem pico nos três períodos da vida.

Em recém nascidos atinge o couro cabeludo, face e as áreas da frauda, na adolescência e fase adulta afeta o couro cabeludo, face, porção superior do tórax, axilas e dobras inguinais. Os homens são mais acometidos que as mulheres em todas as faixas etárias.

Psoríase

São placas grossas nitidamente delimitadas, com descamação branca e prateada, com presença de inflamação, eritemas e pruridos severos, envolve áreas extensoras, palmares e plantares, pouco frequente em crianças.

Todas estas manifestações do couro cabeludo apontam patologias que levam a outras consequências como a queda, calvície, epigenética, entre outras. 

Agende uma avaliação que eu posso te ajudar!

__
Essa coluna é escrita por Rosane Moresco, terapeuta capilar e cabeleireira que atua no Salão Studio Sempre Bela
Endereço: Avenida La Salle, 1069, Edifício Araucária, Bairro La Salle, em Xanxerê.
Telefone: (49) 999432021
Instagram:  @rosanegmoresco 

Veja também

Mito ou verdade: Lavar os cabelos todos os dias faz mal?

A resposta embora simples depende de alguns fatores