Digite no mínimo 3 caracteres!
Cabelo saudável - por Rosane Moresco

Cabelo Saudável: Pessoas carecas também podem ter caspa?

Os carecas devem seguir alguns passos importantes mesmo com a ausência de fios na cabeça. Confira as nossas dicas!

Por: Canal Ideal
09/05/2022 15h32 - Atualizado há um ano
Cabelo Saudável: Pessoas carecas também podem ter caspa?

O couro cabeludo e seu sistema tegumentar, também precisam de cuidados como qualquer outra parte do nosso corpo. Não importa se você tem cabelo ou não. Interessante né?! 

O couro cabeludo fica mais exposto com a ausência de cabelo e continua produzindo oleosidade natural normalmente, processo que pode gerar caspa caso não receba a devida atenção.

A caspa é formada por sebo e células mortas da pele que descamam do couro cabeludo. Quem já possui pré-disposição genética a caspa produz mais sebo que o normal. Mesmo quando o folículo piloso está atrofiado, como no caso dos carecas, a glândula sebácea continua trabalhando e essa junção com os fungos leva a uma reação inflamatória. 

E o careca onde se enquadra nesta situação? O sistema é o mesmo, pois muitas vezes com o uso de bonés e chapéus faz com que estes fungos se multipliquem e acabam por provocar a queratose. 

Foto: Rosane Moresco/Stúdio Sempre Bela

Com essa alteração no couro cabeludo, bolinhas vermelhas ou esbranquiçadas podem aparecer (como na foto acima, de um caso que atendi). Elas não causam dor, nem coceira. Isso acontece devido a produção excessiva de queratina que acaba por acumular no folículo piloso. Não é grave nem sinal de doença, porém ao manter a pele hidratada ajuda a manter a saúde deste couro cabeludo. 

Fique atento a isso: 

  • Evitar banhos demorados e quentes, pois eles podem tirar a oleosidade natural da pele, deixando-a mais ressecada, sem uma textura suave e macia; 
  • Fazer uso de shampoos sebo regulador. Nada de economizar no shampoo porque não tem mais cabelo, o sistema tegumentar é vivo e também precisa de cuidados. Bora lá escolher um bom shampoo! 
  • Hidratar a pele e usar protetor solar. Por estar 100% exposta, é importante tomar cuidados com a careca quando estiver ao ar livre em dias ensolarados. Caso a exposição ao sol for muito longa, além de protetor recomendamos o uso de chapéu ou bonés.


Na dúvida, procure por atendimento especializado. 

Curiosidade: Na calvície masculina, os folículos não morrem, apenas produzem fios cada vez mais finos e curtos. 
 

__
Essa coluna é escrita por Rosane Moresco, que atua no Salão Studio Sempre Bela
Endereço: Avenida La Salle, 1069, Edifício Araucária, Bairro La Salle, em Xanxerê.
Telefone: (49) 999432021
Instagram: @semprebela_studios  e @rosanegmoresco 

Veja também

VÍDEO: Você sabia que existe Detox Capilar? A terapeuta capilar Rosane Moresco fala um pouco mais sobre essa técnica

O Detox é uma técnica muito utilizada para tratar diversos problemas capilares

VÍDEO: Você conhece a calvície feminina?

A Terapeuta Capilar Rosane Moresco fala um pouco mais sobre esse problema que afeta muitas mulheres

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.