Digite no mínimo 3 caracteres!
Nutrição Inteligente - por Fabiana Barbieri de Almeida

Como diminuir celulite: veja dicas de alimentação

Na coluna Nutrição Funcional de hoje vamos falar como podemos evitá-la

Por: Cristine Maraga
08/04/2022 15h02 - Atualizado há 2 anos
Como diminuir celulite: veja dicas de alimentação

Celulite, um mal que atinge a maioria das mulheres...todo mundo sabe o que é, mas tecnicamente, o que é a celulite e como podemos evitá-la através da alimentação? É sobre isso que eu vou falar agora…

A celulite é uma inflamação crônica, caracterizada por gordura aprisionada nos tecidos, que torna mais difícil a renovação celular. Essa inflamação reduz as atividades funcionais das células dos tecidos dérmico e subcutâneo, comprimindo vasos sanguíneos e linfáticos e causando não apenas a celulite, como também a deposição de gordura em diversas células, além de acne, flacidez e envelhecimento precoce.

A temida celulite, costuma ter relação com uma combinação de maus hábitos alimentares, sedentarismo e herança genética. Estudos revelam que cerca de 90% das mulheres têm celulite e que destas nem todas têm excesso de peso.

Ela aparece geralmente nas coxas e nas nádegas. Isso acontece devido ao hormônio estrogênio, que faz com que a mulher acumule mais gordura do que o homem, e, à medida que a pele envelhece, ela fica mais fina, tornando a celulite mais evidente.

A celulite é uma inflamação crônica. (Foto: Envato/Canal Ideal)

Outros fatores que favorecem o aparecimento da celulite: falta de atividade física, cigarro, alterações nos processos circulatórios, ingestão excessiva de gorduras saturadas e trans, de alimentos refinados, de produtos industrializados, excesso de sódio e da baixa ingestão frutas e verduras. 

A orientação individualizada com o foco em corrigir os desequilíbrios nutricionais é a chave para o tratamento. Esses cuidados agregados a terapias estéticas, inserção de exercícios físicos regulares garantem excelentes e duradouros resultados.

Dica da Nutri

Existem alguns alimentos com potencial anti-inflamatório, como:  abacate e azeite de oliva, sardinha, salmão, sementes de linhaça e de chia (gorduras insaturadas) e nas frutas, nas hortaliças, nas leguminosas, e produtos com cereais integrais na composição (carboidratos de baixo índice glicêmico, vitaminas e minerais).

Outros compostos bioativos com ação anti-inflamatória podem ser encontrados, em alimentos de cor vermelha (uva, romã, amora-preta, tomate, melancia, goiaba).

Incremente seu cardápio com brócolis e couve-flor e açafrão (excelente ação anti-inflamatória).

EVITE

  • Alimentos ricos em sódio
  • Carboidratos refinados (açúcares, doces, refrigerantes)
  • Frituras e gorduras saturadas (biscoito recheados, alimentos prontos para o consumo)
  • Bebidas alcoólicas.

 

Receitinha

Shot antiaging e anticelulite

Aposto que você vai gostar desse Shot antiaging e anticelulite (Foto: Envato/Canal Ideal)

1 copo de água de coco
3 morangos
1 fatia de melancia
1 pitada de açafrão
1 pedacinho de gengibre.

Bater tudo no liquidificador.  Beber gelado.

Obs: pode substituir a água de coco por 1 copo de chá de cavalinha, que tem ação diurética excelente. Ferve o chá, deixa esfriar e utiliza o líquido no lugar da água de coco.

 

________
A coluna Nutrição Inteligente é escrita por Fabiana Barbieri de Almeida – graduada em Nutrição com especialização em Nutrição Funcional.
Siga nas redes sociais: @fabibarbierinutri 
 

Veja também

Alimentação e distúrbios ginecológicos, tem alguma relação?

Ingerir alimentos ricos em nutrientes tem papel fundamental na qualidade de vida

Saiba quais são os nutrientes importantes para manter a saúde do cabelo

A expressão "beleza vem de dentro pra fora" é totalmente verdadeira

Entrando no clima do Milho: 4 benefícios do grão para a saúde (com receitas saudáveis)

Saiba mais sobre esse alimento versátil, usado tanto em receitas doces quanto salgadas

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.