Digite no mínimo 3 caracteres!
Defenda-se - por Claudio Junior Rodrigues dos Santos

Como sobreviver ao ataque de um agressor ativo

Correr, se esconder ou lutar. Qual seria a sua reação?

Por: Canal Ideal
08/08/2022 17h53 - Atualizado há um ano
Como sobreviver ao ataque de um agressor ativo

Na nossa última conversa falamos sobre a figura do atirador ou agressor ativo e os elementos que motivam a sua atuação, incluindo também, o suicida convicto.

Considerando esse cenário, imagine que você está num supermercado, num shopping ou numa escola e começa a ouvir tiros e gritos de desespero. Qual seria a sua reação?
Sabendo dessa realidade, alguns países de primeiro mundo, adotam um protocolo de sobrevivência para esse tipo de crise.

Embora simples, ele apresenta ações capazes de nos manter vivos diante de um ataque dessa natureza, principalmente se não tivermos portando uma arma de fogo. Essas ações são: CORRER, SE ESCONDER, LUTAR.

O brasileiro foi doutrinado a nunca reagir, mesmo na iminência de ser morto e desconsidera outras opções que existem à sua disposição, a exemplo das alternativas apontadas neste protocolo. 

Vamos entender melhor essas escolhas:

CORRER: Sair daquele ambiente o mais rápido possível é algo a ser considerado. Para isso, é importante conhecer todas as saídas, inclusive janelas, pois a saída principal poderá estar obstruída pelo agressor. 

Se puder fuja, deixe tudo para trás, a sua vida poderá salvar as demais. Quando estiver longe e seguro ligue para o número de emergência da Polícia.  Portanto, ao ingressar num ambiente, faça uma leitura prévia dos pontos de fuga e locais de abrigo.

ESCONDER: Você deve lembrar que o agressor ativo pretende fazer o maior número de vítimas no menor tempo possível, logo, ele vai se preocupar com as vítimas mais fáceis, dificilmente vai ter tempo e interesse em romper obstáculos e procurar aquelas que estão escondidas. Portanto, se não puder fugir, se esconda. 

Se possível, busque um cômodo, tranque a porta e obstrua esse acesso com mesas, cadeiras e armários. Na sequência apague as luzes, desligue computadores e tudo aquilo que possa chamar a atenção para aquele local. A ideia é se tornar invisível naquele ambiente.

LUTE:  Se não tiver outra opção, lute. Se esta for a única alternativa, improvise qualquer objeto para aumentar sua capacidade de ataque e defesa e LUTE. De preferência use o fator SURPRESA a seu favor. Esteja disposto a lutar pela sua vida e de quem você ama.

 


Vale ressaltar que essas opções não são sequenciais, ou seja, a escolha de uma delas vai depender do local da crise e da distância em relação ao agressor. 

O importante é sempre ter um plano e conhecer esse protocolo para aumentar as chances de sobrevida diante de um episódio crítico como esses.

_____________
A Coluna Defenda-se é escrita por Claudio Junior Rodrigues dos Santos, Instrutor de Armamento e Tiro.

Para saber mais sobre o colunista siga no Instagram @tatical.fire ou pelo Facebook Claudio Santos  

Essa coluna tem apoio da Esportiva Loja e Fábrica, de Xanxerê. Telefone: (49) 3433-1128

Veja também

A violência no Brasil e a falência do Estatuto do Desarmamento

Retirar o direito de aquisição de armas do cidadão não demonstrou nenhuma efetividade

Coluna Defenda-se: Revólver ou pistola, qual escolher?

Conheça mais sobre as vantagens e desvantagens de cada uma das opções

Se eu ouvir um barulho nos fundos da minha casa, posso dar um tiro para assustar um possível ladrão?

Para se utilizar uma arma de fogo é preciso ter conhecimento, inclusive jurídico, para evitar uma possível prisão

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.