Digite no mínimo 3 caracteres!
Falando sobre gestão - por Ivan Durand Junior

Doce de leite e visão estratégica, uma Doce Mistura

Conheça o exemplo de um casal de empreendedores que criaram e aperfeiçoaram seu negócio

Por: Canal Ideal
28/10/2021 08h46 - Atualizado há 2 anos
 Fotos: Divulgação/Ivan Durand
Fotos: Divulgação/Ivan Durand

Uma das principais características do gestor, especialmente nestes dias de enfrentamento da crise gerada pela pandemia do coronavírus, é a visão estratégica.
Para entender o que é visão estratégica eu proponho uma questão: 

Você já definiu onde e quando quer chegar com o seu modelo de negócio?

Visão estratégica é ter uma perspectiva clara sobre o futuro do negócio, da empresa, analisar o cenário, identificar as oportunidades definir objetivos, estratégias e metas e, por fim, mãos à obra.

Partindo deste princípio, quero apresentar um estudo de caso ou um case, como diriam os mais jovens, de uma empresa que atendo como mentor e como a visão estratégica pode ser aplicada, independentemente do tamanho da sua empresa.

No ano de 2020, em meio às restrições sociais impostas pelo coronavírus, Janete Ribeiro começou a fazer doce de leite apenas com o intuito de ocupar o tempo ocioso. Sem sequer imaginar que tinha nas mãos uma grande oportunidade de negócio.

Os primeiros potes foram dados aos parentes e amigos. Como os doces tinham muita qualidade e o apelo de ser artesanal, cozido em forno a lenha, as pessoas começaram a pedir mais e pagar pelos produtos.

Janete e seu esposo, Nilton, vislumbraram a possibilidade de fazer disso uma renda extra. Mais do que isso, perceberam que precisavam gerir seu próprio negócio, tanto quanto fazer os deliciosos doces.

Fotos: Divulgação/Ivan Durand

Procuraram o professor Ricardo Zanchetti, do IFSC, que lhes deu as primeiras orientações sobre como calcular o custo e o preço do produto. A cerimonialista Tatiane Garay falou sobre a importância de ter uma marca. E assim eles se tornaram gestores.

Mas não pararam por aí. O sonho já não tinha limites e eles queriam mais. Porém, sobrava vontade e faltava conhecimento. Montaram um projeto que foi aceito no programa CocreationLab, voltado ao empreendedorismo e inovação, no qual recebem semanalmente uma mentoria sobre a gestão do negócio e planejamento de marketing.

Hoje já estão com CNPJ e marca registrada, conhecem perfeitamente seus custos e política de preços, estão com as licenças aprovadas na Vigilância Sanitária, controlam a programação da produção e controle de estoque, possuem um mix de produtos e clientes fidelizados. Com isso, aquela renda extra se transformou em faturamento e o sonho, em realidade.

O nome disso ? VISÃO ESTRATÉGICA !!!

Fotos: Divulgação/Ivan Durand

Veja também

Falando sobre gestão: ouvir o cliente não dói

Saiba mais detalhes na coluna de Ivan Durand Junior

Falando sobre gestão: cliente que reclama tem o seu valor

Ele está dizendo que quer continuar com a parceria e está te dando a oportunidade de melhorar ou corrigir falhas

Eu sobrevivi à crise, e o que aprendi com ela?

Só superaram a crise aqueles que estavam abertos a aceitar os novos rumos

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.