Digite no mínimo 3 caracteres!
É direito - por Cinthia Magrini

É possível me aposentar sem nunca ter contribuído para o INSS?

Saiba o que a Constituição Federal diz sobre o assunto

Por: Cristine Maraga
03/08/2022 18h00 - Atualizado há um ano
É possível me aposentar sem nunca ter contribuído para o INSS?

De acordo com art. 201 da Constituição Federal, “A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial".

Ou seja, para ser segurado no INSS, precisa ser filiado e para que todos os filiados tenham o benefício, deve haver um equilíbrio entre receitas e despesas. Não pode haver despesas incontroláveis, pois isso implicaria numa insegurança muito grande para quem necessita dos benefícios do INSS  para sobreviver.

Assim, o  sistema que gere a aposentadoria no INSS é contributivo, logo o segurado precisa cumprir alguns requisitos, dentre eles, a contribuição. Dessa forma, a regra geral é que não pode se aposentar sem ter contribuído para o INSS.

A única exceção é a do  trabalhador rural, que não precisa comprovar que contribuiu no período anterior à referida lei para ter acesso aos benefícios da previdência. No entanto, deve comprovar o tempo rural para o INSS.

Existem também, outras espécies de benefícios, como por exemplo o Benefício Assistencial ao Idoso e a Pessoa com Deficiência (BPC Loas). Ele não exige nenhuma contribuição. 

Mas lembre-se: BPC Loas, não é aposentadoria, é um benefício assistencial  pago pelo INSS.

Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários.

 

______________________

Esta coluna é escrita pela advogada Cinthia Magrini - OAB/SC 51965

Instagram: cinthiamagrini.advogada

Acesse: cinthiamagrini.com.br

Telefone: (49) 9 9923-7751

Veja também

Como anular Busca e Apreensão de veículos? Saiba seus direitos e proteja seu veículo

Você sabia que é possível evitar e até reverter uma busca e apreensão de veículo? A advogada Cinthia Naissara Magrini te explica como

Como resgatar valores deixados por falecidos em instituições financeiras

A advogada Cinthia Magrini explica o passo a passo para resgatar esses valores

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.