Digite no mínimo 3 caracteres!
Cabelo saudável - por Rosane Moresco

Fases do cabelo: você sabe como funciona o ciclo capilar?

Sabemos que o nosso cabelo passa por ciclos de crescimento, repouso e queda. Hoje vou falar um pouquinho sobre essas três fases

Por: Canal Ideal
26/11/2021 18h54 - Atualizado há 2 anos
Fases do cabelo: você sabe como funciona o ciclo capilar?

O cabelo desempenha um papel importante em nossa aparência e vida, não é mesmo? Se ele está bonito e sedoso nossa autoconfiança aumenta. Cabelos caindo podem gerar angústia e tristeza.  Mas, você sabia que cada cabelo em nossa cabeça tem um ciclo de vida e que cada fio cai naturalmente após um certo período? 

O nosso cabelo passa por ciclos de crescimento, repouso e queda. Para te explicar um pouco mais sobre esse assunto, resolvi trazer esta publicação aqui na minha coluna. 

 

Fase anágena (crescimento)

Ele começa seu ciclo pela fase anágena (crescimento), crescendo em média de 1,2 cm por mês, durante 2 a 6 anos. Esse ciclo é mais longo nas mulheres do que nos homens.

Uma curiosidade: Já nos outros locais do corpo a fase anágena é mais curta, por isso os pelos nunca atingem o comprimento dos cabelos da cabeça.

 

Fase Catagena (repouso)

A fase Catagena (repouso) dura entre 2 e 6 semanas, no qual o fio começa a soltar do folículo.

 

Fase telógena (queda)

Neste período o cabelo é empurrado para fora do folículo, já que um novo cabelo está iniciando sua fase de crescimento, após uma pausa de repouso entre 2 a 4 meses.

Foto: reprodução/internet

O cabelo tem um papel importante nos aspectos emocionais e comportamentais nas comunidades humanas, tendo um valor indiscutível como ornamento pessoal. Em algumas culturas os aspectos dos cabelos assinalam diferenças sociais ou profissionais, atendem a exigências religiosas ou até mesmo posicionamento político. Os cabelos sinalizam formas de encarar a vida, muitas vezes importantes mudanças do comportamento pessoal.

Cortá-los, penteá-los, pintá-los de acordo com o próprio desejo são maneiras que cada um tem de demarcar sua individualidade ou mesmo um ponto de partida para uma nova vida.

Por isso, queda de cabelo e calvice para muitos é um desfigurante grave. Embora não implique nenhum risco a vida, muitos se sentirão inseguros emocionalmente, perdendo a sua autoestima, o que compromete sua qualidade de vida. Especialmente nas mulheres, que socialmente são cobradas quanto a beleza física, as apreensões sempre serão maiores.

Mas saiba que existem meios para ajudar a resolver o problema. Eu me refiro a terapia capilar. Se você está passando por isso, venha conhecer o meu trabalho. Entre em contato comigo pelo (49) 99943-2021. Me siga no Facebook e no Instagram

Veja também

VÍDEO: Você sabia que existe Detox Capilar? A terapeuta capilar Rosane Moresco fala um pouco mais sobre essa técnica

O Detox é uma técnica muito utilizada para tratar diversos problemas capilares

VÍDEO: Você conhece a calvície feminina?

A Terapeuta Capilar Rosane Moresco fala um pouco mais sobre esse problema que afeta muitas mulheres

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.