Digite no mínimo 3 caracteres!
Notas de Viagem - por Jessica Edel

Florada dos ipês colore ruas de Chapecó

Avenida se transforma com o desabrochar dos ipês-rosas

Por: Canal Ideal
10/09/2021 14h54 - Atualizado há 2 anos
Basta andar pelas ruas de Chapecó para encontrar os ipês floridos nesta época do ano. Foto: Jessica Edel/Blog Notas de Viagem
Basta andar pelas ruas de Chapecó para encontrar os ipês floridos nesta época do ano. Foto: Jessica Edel/Blog Notas de Viagem

Quem não gosta de um ambiente colorido e marcado pelas cores vibrantes da primavera? A estação das flores ainda não chegou oficialmente, mas algumas espécies estão no auge de sua floração, esse é o caso dos ipês.  

Em tupi, ipê significa árvore de casca grossa. A espécie é nativa do Brasil e, na minha opinião, uma das mais bonitas. A sua floração é uma das mais esperadas do ano, pois quando ganha cor, transforma paisagens em belos jardins, enaltecendo a sua beleza singular. Mas, mesmo faltando menos de um mês para a chegada da primavera, as diferentes espécies de ipês se tornam protagonistas em meio a um ambiente que ainda se recupera do inverno.  

De tronco levemente torto, com ramos grossos e irregulares, o ipê rosa pode atingir até 30 metros de altura. Estudos mostram que a árvore tem boa tolerância à poluição urbana, e por esse motivo, foi escolhida por diversas cidades brasileiras para projetos de urbanização. A espécie tem flores na cor branca, amarela, rosa,lilás e verde (flor levemente esverdeada). Tão bela e majestosa, o ipê é a árvore ornamental mais plantada no Brasil.  

 

Ipê-amarelo é a árvore mais cultivada da espécie no Brasil, sendo inclusive, utilizada em reflorestamentos. Foto: Jessica Edel/Blog Notas de Viagem

Em Chapecó, na capital do Oeste, a paisagem se transforma com a florada dos ipês. Os canteiros centrais na Avenida Nereu Ramos (no bairro Universitário) se transformam em um corredor de flores cor de rosa, que colorem o ambiente, fazendo rente ao chão, um tapete floral que segue ao longo da avenida como uma passarela de cores vibrantes.  

É um atrativo turístico que fascina moradores e visitantes da região que chegam até ali para tirar belas fotografias em meio ao ambiente colorido.  

Então, bora aproveitar para fazer muitas fotos legais? Veja abaixo alguns registros desse espetáculo da natureza.  

Gostou do conteúdo? Conheça mais lugares incríveis no blog Notas de Viagem. (clique aqui).  

Veja também

Uma viagem pela história do Tirol Brasileiro

Parada obrigatória em Treze Tílias, o museu Andreas Thaler retrata a história da colonização na cidade

Notas de viagem: Um passeio por Gaurama (RS)

Durante um fim de semana estive conhecendo as belezas e curiosidades do município gaúcho

Um pedaço da Alemanha no Extremo Oeste de Santa Catarina

Conheça São João do Oeste, a capital catarinense da língua alemã

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.