Digite no mínimo 3 caracteres!
Gente que faz - por Cristine Maraga

Gente que Faz: Irmãs Franciscanas inauguram sede do Instituto Imabe, em Xaxim

A entidade é uma incubadora de projetos sociais

Por: Cristine Maraga
18/12/2021 15h43 - Atualizado há 2 anos
Religiosas e voluntários do Instituto na inauguração da nova sede (Foto: Divulgação/Imabe)
Religiosas e voluntários do Instituto na inauguração da nova sede (Foto: Divulgação/Imabe)

Dezembro foi histórico para os voluntários do Instituto Madre Bernarda, o Imabe, marcado pela inauguração da sede da entidade, localizada em Xaxim/SC. No local, irá funcionar o departamento administrativo e técnico da incubadora, assim como o Programa Raízes – desenvolvido junto a população indígenas – e o Programa Gairosc – desenvolvido com imigrantes e refugiados.

Na sede também já está funcionando um bazar permanente, chamado de “Bazar da Solidariedade”, cujos recursos são revertidos para manutenção de alguns programas do Instituto, realizados em Xaxim. Todo o trabalho do bazar é realizado por voluntários.

“Uma incubadora social tem uma grande missão no espaço onde está inserida. É para melhorar a qualidade de vida, promover inclusão e autonomia das pessoas que mais precisam que vamos trabalhar”, comenta Luciane Luvizon, gerente administrativa e de projetos do Imabe.

Busca por uma sede

Desde a fundação do instituto, em 2017, o espaço administrativo funcionava na sede das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, em Chapecó. Os projetos e programas estão espalhados em diversas regiões do Brasil.

No início do 2021 o Imabe mudou seu endereço para Xaxim, no imóvel de propriedade também das Franciscanas, alugado por um valor abaixo do valor de mercado, como forma de contribuição da própria congregação para manutenção das atividades.

Assim, deu-se início ao processo de obtenção e regulação junto aos órgãos competentes, adequação dos espaços internos e externos e também a realização de uma reforma estrutural para melhor atender os participantes dos projetos.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Imabe pode visitar o site da entidade, clicando AQUI, ou nas redes sociais @imabe_incubadorasocial.

Veja também

Gente que faz: empreendedor Robson Brum inaugura a quarta franquia de Autoescola Líder, em Xanxerê

Conheça a história da empresa que é referência na formação de condutores no Oeste catarinense

VÍDEO: Nutricionista inova e cria consultório voltado a atendimentos pré-operatórios, em Xanxerê

A nutrição pré-operatória auxilia na recuperação dos pacientes após os procedimentos

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.