Digite no mínimo 3 caracteres!
Gestão Ideal - por Celuppi Contabilidade

Gestão Ideal: Entenda o que é open Banking

Hoje a Coluna Gestão Ideal, por Celuppi Contabilidade, explica um pouco mais sobre isso

Por: Cristine Maraga
25/03/2022 15h20 - Atualizado há 2 anos
Gestão Ideal: Entenda o que é open Banking

O open banking para empresas traz uma série de soluções para empreendedores e gestores que facilitam a rotina financeira dos mais diversos negócios.

Aliás, é particularmente positivo para MEI, ME, EPP e PME, que são categorias que, normalmente, têm menos acesso ao crédito que grandes empresas.

Assim como ocorre com praticamente tudo o que diz respeito ao nosso dinheiro (e como usá-lo), é preciso planejar as melhores estratégias para obter o maior proveito para os nossos negócios.

Então, vamos começar pelo seguinte: o que é open banking?

Trata-se do compartilhamento de dados, produtos e serviços no sistema financeiro. As informações passam a serem abertas às instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central (BACEN).

Atualmente, todos os grandes bancos, Bradesco, Itaú, Caixa, Santander e Banco do Brasil estão inseridos no open banking. Além deles, muitas instituições menores e fintechs, também, participam. Isso faz com que haja uma abrangência bastante ampla dessa categoria aqui no Brasil.

A implementação desse sistema será concluída em 31 de maio de 2022 e as fases que a compõe nos mostram como será o futuro das operações financeiras e o que é realmente open banking. 

Vamos entender melhor:

  • Informações das instituições financeiras: foi a primeira etapa, bancos e instituições financeiras compartilharam seus dados, para que passassem a ser integradas e disponíveis para as demais instituições participantes.
  • Dados dos clientes: o compartilhamento abrangeu, também, os dados dos clientes do Sistema Financeiro Nacional. O compartilhamento é voluntário e deve ser autorizado pelo cliente. Para a temática do open banking, esse compartilhamento pode ser útil para verificar histórico de transações, dados cadastrais, sede e faturamento.
  • Produtos e serviços bancários: será possível compartilhar produtos e serviços bancários, como seguros, recuperação de dívidas, investimentos, câmbio e previdência são alguns exemplos. Este, talvez, seja o primeiro passo para o open finance, um sistema financeiro aberto em sua totalidade.

Ok, tudo é bastante futurístico, interessante e bonito. Mas, na prática, qual é a vantagem para mim, que sou um cliente PJ do sistema financeiro?

A primeira, com certeza, é identificar os melhores produtos e serviços porque a concorrência do sistema financeiro vai aumentar, é claro! Ao compartilhar seus dados, um cliente vai entrar no radar de todas as instituições cadastradas no BACEN, mesmo quem não tiver conta PJ, pode receber ofertas de produtos e serviços. É livre demanda, num mercado aberto, claro e mais competitivo. Quem ganha é o consumidor.

Depois, será possível melhorar a sua análise de crédito, mantendo sua saúde financeira em dia, todas as instituições financeiras vão conhecer o seu bom histórico e poderão chegar a uma oferta de crédito com condições mais favoráveis para você, como melhor prazo, menor taxa de juros, etc.

Isso leva à terceira vantagem: diminuição de custos bancários. Você poderá reduzir suas despesas com taxas e tarifas, porque será possível comparar produtos e serviços disponíveis para você. Perceba que o que já fazemos com outros fornecedores, agora será possível fazer com os serviços bancários: pesquisa de mercado para trabalharmos com que nos oferece as melhores condições e serviços.

Por fim, será possível personalizar o seu pacote de serviços bancários: nada mais de ter que gastar com produtos ou serviços que você não utiliza, mas que fazem parte daquele “pacote diferenciado” que o seu gerente do banco te ofereceu. Você terá a oportunidade de ter (e pagar) somente pelo que precisa.

E, novamente: a participação no open banking é voluntária, você faz o cadastro apenas se quiser.

Gostou do conteúdo? Nos siga nas nossas redes sociais e fique de olho no nosso blog, sempre postamos informações relevantes para você tocar o seu negócio da melhor maneira e alcançar os seus objetivos!

Veja também

Quer investir em criptomoedas? Saiba que elas também são tributáveis

Leia mais detalhes aqui na coluna Gestão Ideal!

A importância das parcerias para empreendedores iniciantes

Leia mais detalhes aqui na coluna Gestão Ideal!

No vídeo de hoje vamos falar sobre tributação de bens

Veja mais detalhes aqui na coluna Gestão Ideal!

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.