Digite no mínimo 3 caracteres!
Nutrição Inteligente - por Fabiana Barbieri de Almeida

Nutrição Funcional, muito prazer!

Nutricionista Fabiana Barbieri de Almeida é a nova colunista do Canal Ideal. Acompanhe a coluna "Nutrição Inteligente"

Por: Cristine Maraga
16/03/2022 18h28 - Atualizado há 2 anos
Nutrição Funcional, muito prazer!

Olá pessoal, permitam-me apresentar, sou Fabiana Barbieri de Almeida, mas podem me chamar de Fabi, ou fabinutri. Sou nutricionista com especialização em nutrição funcional e quero compartilhar aqui neste espaço o meu conhecimento sobre nutrição e alimentação, especialmente como a nutrição funcional pode melhorar a nossa qualidade de vida. 

A coluna Nutrição Inteligente vem pra quebrar “paradigmas” e trazer a você leitor, de maneira prática e simples  referências de boa alimentação. Quero  falar sobre novidades em nutrição, receitas, tirar dúvidas, ligar a nutrição nos diversos estágios de vida e, acima de tudo, mostrar que a nutrição é muito mais que apenas “um número na balança”.

 

Nutrição Funcional, muito prazer!

A importância do alimento e sua relação com a saúde é descrita desde a antiguidade. E desde então a ciência identifica a relação entre algumas doenças com desequilíbrios nutricionais, as chamadas doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares entre outras), que são agravadas por modificações no nosso padrão alimentar.

Um suporte nutricional adequado, além de nutrir, tem a função de fornecer nutrientes para atenuação de sintomas de estresse e distúrbios emocionais, na modulação do sistema de defesa e eliminação dos agentes “nocivos”.

Propor mudança no estilo de vida das pessoas é o primeiro passo para gerar um resultado duradouro. 

Muito prazer, Nutrição funcional! A nutrição funcional vem com uma proposta qualitativa – melhorar a qualidade de vida das pessoas, baseado em modificações em hábitos do dia a dia. O peso na balança se torna um pequeno detalhe diante da melhora na qualidade de vida como: do sono, ou da atenuação dos sintomas da TPM, regulação intestinal ou até mesmo quando o paciente “esqueceu” a última vez que teve uma dor de cabeça.

Eu sempre digo essa frase: uma “dieta” ou um planejamento alimentar não é uma receita de bolo. Envolve bem mais do que “contar calorias”. Envolve conhecer os hábitos de vida daquela pessoa, identificar os sinais enviados pelo próprio organismo, envolve nortear o paciente por um caminho de modificações alimentar. 

Uma nutrição funcional não é uma estratégia com início, meio e fim, e sim um estilo de vida.

Aos poucos, vou contar por aqui mais detalhes sobre nutrição funcional! Me acompanhe! 

 

________
A coluna Nutrição Inteligente é escrita por Fabiana Barbieri de Almeida – graduada em Nutrição com especialização em Nutrição Funcional.
Siga nas redes sociais: @fabibarbierinutri
 

Veja também

Alimentação e distúrbios ginecológicos, tem alguma relação?

Ingerir alimentos ricos em nutrientes tem papel fundamental na qualidade de vida

Saiba quais são os nutrientes importantes para manter a saúde do cabelo

A expressão "beleza vem de dentro pra fora" é totalmente verdadeira

Entrando no clima do Milho: 4 benefícios do grão para a saúde (com receitas saudáveis)

Saiba mais sobre esse alimento versátil, usado tanto em receitas doces quanto salgadas

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.