Digite no mínimo 3 caracteres!
Beleza e Bem-estar -  por Dra. Márcia Ferraz

O que você precisa saber sobre autocuidado e saúde mental

Afinal o que significa o termo autocuidado?

Por: Cristine Maraga
27/07/2022 18h35 - Atualizado há um ano
O que você precisa saber sobre autocuidado e saúde mental

O autocuidado refere-se a um conjunto de hábitos que visam o bem-estar físico, emocional e psicológico. São múltiplas ações que englobam várias esferas de nossas vidas, incluindo alimentação equilibrada, prática frequentes de atividades físicas, dormir bem, entre outros. 

Os cuidados com a aparência estão diretamente associados a causas como: diminuição do estresse, felicidade e equilíbrio mental.

Foto: Divulgação/Envato/Canal Ideal

Por que os procedimentos estéticos e o autocuidado promovem melhora na autoestima?

No dia a dia clínico, percebo que quando os pacientes realizam procedimentos estéticos, eles se sentem felizes e realizados. É perceptível a mudança no semblante da cada paciente.

Observa-se que as pessoas, após realizarem procedimentos estéticos, postam mais fotos em suas redes sociais, ou seja, gostam de estar em evidência. 

Embora os procedimentos estéticos sejam voltados para beleza física, os resultados geram impactos positivos na saúde mental. É normal do ser humano expressar seus sentimentos por meio de seus comportamentos, e quando esses comportamentos levam aos hábitos de autocuidado, estamos expressando nosso amor próprio, um momento valioso, que estimula a sensação de bem-estar, o que promove mudanças positivas nas pessoas, porque a estética está diretamente ligada com a saúde emocional.

Foto: Divulgação/Envato/Canal Ideal


Ao mesmo tempo que o autocuidado traz benefícios a saúde, a falta desse cuidado pode indicar transtornos emocionais, sendo um deles a anedonia, que é identificado como a falta de sentir prazer em atividades agradáveis gerando baixa estima, depressão e automaticamente o desinteresse em cuidar da saúde e da aparência.

Ainda em virtude dessa relação se faz necessário associar outros tratamentos aos procedimentos estéticos. A maioria das queixas dos clientes envolvem problemas emocionais, por isso a importância de realizar a estética integrativa para promover melhora na saúde mental.

Reponsabilidade profissional na promoção do bem-estar

Quando trabalhamos com estética, precisamos entender a verdade por trás do espelho, quais os reais incômodos. Se o problema é descontentamento estético, aceitação, ou envolvem bullying, traumas psicológicos que na maioria das vezes são gerados no próprio círculo social.

Para isso é importante observar alguns comportamentos e analisar se estamos ultrapassando o limite saudável entre o autocuidado e a preocupação incontrolável pela aparência.   

Fica como alerta comportamentos que incluem:

  • prejuízos financeiros;
  • problemas familiares;
  • doenças psicológicas.

Somos responsáveis por promover o bem-estar, auxiliar o cliente a fortalecer sua autoestima e automotivação, proporcionando melhor qualidade de vida, felicidade e autoconfiança. No entanto, cada pessoa tem autonomia sobre as escolhas feitas para a própria saúde. É você se olhar no espelho e estar feliz com o que se reflete nele.


Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)

 

______

A coluna Beleza e Bem-estar é escrita pela Dra. Márcia Ferraz (CRO/SC 19384), Cirurgiã Dentista com especialização em Harmonização Orofacial.

Faça contato pelo WhatsApp: (49)9 9829 3905

Siga no Instagram: @dra.marciaferraz 
 

Veja também

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.