Digite no mínimo 3 caracteres!
Gestão Ideal - por Celuppi Contabilidade

O trabalho em home office tende a continuar em 2022

Conheça o exemplo da Vale e da Coca-Cola, que possuem profissionais trabalhando de forma remota

Por: Canal Ideal
27/01/2022 13h47 - Atualizado há 2 anos
O trabalho em home office tende a continuar em 2022

Quando a pandemia começou, lá em 2020, e fomos obrigados a fazer tudo de casa, inclusive trabalhar, não fazíamos ideia do quanto toda aquela situação mudaria muita coisa na nossa vida: relações pessoais, profissionais, de consumo…

Uma coisa que tem sido assunto desde o ano passado é se continuaremos trabalhando em sistema home office.

Muitas empresas públicas e privadas mostram uma tendência de permanecer em regime de teletrabalho ou híbrido (em que o funcionário vai alguns dias da semana para o escritório).

Uma dessas empresas é a Vale. Segundo uma entrevista dada em 2019 à Agência Brasil, a companhia havia decidido adotar um regime de trabalho mais flexível, uma vez por semana, o colaborador trabalhar de casa.

Com o início do isolamento social, a Vale colocou todas as suas funções administrativas e de suporte operacional em regime remoto. Ao final do primeiro mês, foi constatado que não houve redução no volume de transações e atividades, embora tenha sido um período de adequação.

Hoje, mais de 18 mil profissionais da Vale trabalham de forma remota. E, em uma pesquisa recente com seus colaboradores, 73% deles preferem manter o trabalho remoto, porque se sentem mais produtivos e satisfeitos.

Para este ano, a Vale pretende transformar vários de seus escritórios pelo mundo em hubs ou espaços de colaboração e adotar a forma híbrida de trabalho.

Outra grande companhia que vai manter seu quadro colaborativo trabalhando de casa é a Coca-Cola, que afirma que, neste momento, as reuniões com seus times têm sido mais frequentes e produtivas e que os canais de comunicação interna têm sido essenciais para aproximar os colegas. O que tem sido observado pelos líderes é que o engajamento das equipes vem aumentando.

Entre os funcionários, em uma avaliação interna, há grande aceitação deste novo formato, principalmente, porque a comunicação ficou mais rápida, regular e transparente. A forma de trabalho ganhou agilidade e dinâmica, com lideranças mais próximas.

Mas, nem tudo são flores…

Existem empresas e líderes que preferem gerenciar suas equipes no escritório. A justificativa é que é possível fazer perguntas rápidas ao colega do lado, há maior interação entre colegas e equipes e convocar reuniões espontâneas para discutir problemas pontuais.

É fato que o trabalho remoto teve grande aceitação por parte dos trabalhadores do mundo, mas não por todos. Os discordantes, conforme aponta um estudo recente da Society for Human Rosource Management, 72% dos chefes que supervisionam equipes de diferentes tamanhos preferem que todos estejam no escritório.

Uma empresa de dados sueca, a Winningtemp, diz perceber uma grande pressão para o retorno aos escritórios, principalmente, em mercados em que há alto nível de vacinação.

Então… Mesmo com altos índices de aceitação por parte das equipes, a manutenção da produtividade e a satisfação dos funcionários, por que as empresas têm pressionado seus funcionários a voltar ao escritório?

Bem, porque muitos chefes sentem que perderam o controle sobre suas equipes durante o isolamento. E agora querem recuperar este controle. Afinal, gerenciar à distância é mais difícil, sem poder observar o que está acontecendo, quais sites os colaboradores estão acessando, se tem alguém no celular, ou conversando com o colega…

É o controle pelo simples controle, sem observar a produtividade, a satisfação com o trabalho e o desempenho individual de cada funcionário.

Liderar pessoas é muito complicado, requer habilidades específicas. Liderar remotamente, então, é mais difícil ainda. E muitos chefes sentem a perda de seu status de “mandante”.

Mas, vamos fazer uma reflexão: uma equipe gera mais resultado com um líder ou com um chefe?

E, você, prefere trabalhar no escritório ou em home office e por quê?

Siga a @celuppicontabilidade nas redes sociais ou faça contato pelo telefone (49) 3322-8444. 
 

Veja também

Quer investir em criptomoedas? Saiba que elas também são tributáveis

Leia mais detalhes aqui na coluna Gestão Ideal!

A importância das parcerias para empreendedores iniciantes

Leia mais detalhes aqui na coluna Gestão Ideal!

No vídeo de hoje vamos falar sobre tributação de bens

Veja mais detalhes aqui na coluna Gestão Ideal!

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.