Digite no mínimo 3 caracteres!
Gestão Ideal - por Celuppi Contabilidade

Os principais desafios que a mulher empreendedora enfrenta

Só no Brasil estima-se que exista 8 milhões de mulheres à frente de micro e pequenas empresas

Por: Cristine Maraga
14/04/2022 13h45 - Atualizado há 2 anos
Os principais desafios que a mulher empreendedora enfrenta

O aumento de mulheres empreendedoras ao redor do mundo tem sido motivo de pesquisas e depoimentos reais em vários meios de comunicação. Só no Brasil estima-se que exista 8 milhões de mulheres à frente de micro e pequenas empresas. Destas, 49% são chefes de família.

Aqui em Santa Catarina, são mais de 350 mil negócios fundados e liderados por mulheres, o que corresponde a 34% das empresas ativas no Estado.

Todos estes dados são do Sebrae, uma das instituições que mais incentivam e apoiam o empreendedorismo feminino nos mais diversos setores.

Qualquer pessoa que administra um negócio próprio enfrenta grandes desafios, mas, para as mulheres, há dificuldades extras, como a resistência de alguns parceiros de negócios (como fornecedores, clientes e equipe) justamente por serem mulheres. Além disso, elas são mais suscetíveis a situações de assédio.

Aqui, listamos alguns dos principais desafios encarados pelas mulheres que decidem empreender e serem donas de seus próprios negócios: 

  • Fazer network: segundo uma pesquisa da Revista Exame, as mulheres brasileiras são as que menos se relacionam para fazer network profissional. E isso, infelizmente, dificulta a construção de parcerias e acaba por criar barreiras para o avanço do próprio negócio.
  • Não encontrar apoio: pode ser do parceiro, da família, amigos e até de instituições financeiras é um dos maiores desafios das mulheres que querem abrir seus negócios. Dar o primeiro passo para tirar um projeto do papel acaba sendo mais difícil por conta disso.
  • Delegar tarefas: o contraponto do item anterior é que as mulheres sentem dificuldade em delegar tarefas gerais, como deixar para o companheiro fazer o jantar, para ter mais tempo para se dedicar ao próprio negócio. Mesmo em ambiente corporativo, isso é uma realidade em líderes mulheres. Enquanto está habilidade não for alcançada, as mulheres podem comprometer os resultados de tudo o que fazem.
  • Estabelecer o negócio: segundo dados do Sebrae, 51,2% dos CNPJs são abertos por mulheres, porém, deste montante, apenas 45,1% conseguem estabelecer seu empreendimento e dar continuidade no negócio.
  • Conciliar responsabilidades: dar conta de tudo é uma grande barreira para as mulheres assumirem um negócio próprio. Muitas levam jornadas duplas ou triplas: elas têm um emprego formal, empreendem nos horários de folga e ainda cuidam da casa, filhos, etc. Inegavelmente, é uma rotina exaustiva, ainda mais estando sozinha!

Diariamente as mulheres passam por grandes desafios em busca do sucesso, mas, jamais se limite frente aos seus desafios.

Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, aconselha que toda mulher tenha metas ousadas para entrar no mundo dos negócios. Ela ainda completa: “boas ideias convertidas em metas podem gerar resultados bem-sucedidos”.

Nós, aqui da Celuppi, estamos com você, para qualquer negócio que decidir abrir. Conte com nosso apoio e, se precisar, com o nosso aconselhamento. A nossa admiração por você arregaçar as mangas e ir em busca do seu sonho, você já tem. Aliás, sempre admiramos profundamente todas as mulheres por serem tão fortes, decididas e empreendedoras!
 

Siga a @celuppicontabilidade nas redes sociais ou faça contato pelo telefone (49) 3322-8444.

Veja também

Quer investir em criptomoedas? Saiba que elas também são tributáveis

Leia mais detalhes aqui na coluna Gestão Ideal!

A importância das parcerias para empreendedores iniciantes

Leia mais detalhes aqui na coluna Gestão Ideal!

No vídeo de hoje vamos falar sobre tributação de bens

Veja mais detalhes aqui na coluna Gestão Ideal!

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.